‘Escrevendo direitos’ convida a escritora Eliana Alves Cruz

Evento será realizado pela Ouvidoria do STF na próxima terça-feira (18), de forma online, e é aberto ao público

13/02/2025 16:13 - Atualizado há 2 meses atrás
Banner com fundo amarelo e a colagem da imagem de uma como se estive escrevendo a logo que aparece Escrevendo Direitos

Acontece na próxima terça-feira (18) o primeiro encontro do “Escrevendo direitos”, projeto promovido pela Ouvidoria do Supremo Tribunal Federal (STF) para debater direitos fundamentais a partir de obras literárias brasileiras. A convidada é a escritora Eliana Alves Cruz, autora do livro “Solitária”, livremente inspirado no caso do garoto Miguel da Silva – que morreu após cair do 9º andar de um prédio de luxo no Recife, em 2020.

A história de “Solitária” servirá de base para um debate sobre enfrentamento ao racismo e à discriminação racial. A mediação será feita pela Juíza-Ouvidora do STF Flávia Martins Carvalho.

O encontro será online, via Zoom, e começa às16h. Todos os interessados podem participar, seja público externo ou interno do STF. Basta acessar este link.

Literatura em debate

Lançado em 2022, “Solitária” narra a história de Eunice e sua filha Mabel, mulheres negras que moram no trabalho, um condomínio de luxo. Na trama, Eunice se torna testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões, enquanto Mabel trilha um caminho que não só ajuda a desvendar o crime, mas também promove uma transformação profunda na vida das pessoas ao redor das protagonistas.

Eliana Alves Cruz é carioca e foi ganhadora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro “A vestida”. Seu romance de estreia, “Água de barrela”, ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015. Atualmente, comanda o programa “Trilha das Letras”, do canal EBC.

Escrevendo direitos

O projeto “Escrevendo direitos” foi lançado em novembro de 2024 com a apresentação de um painel colaborativo para troca de sugestões sobre obras literárias. O primeiro assunto abordado foi o enfrentamento ao racismo e à discriminação racial. Entre os livros selecionados estão “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis (1859), “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis (1881), “A alma encantadora das Ruas”, de João do Rio (1908), e “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (2019), entre outros.

Para conhecer o projeto e as obras em debate visite o site.

Serviço

“Escrevendo direitos” convida Eliana Alves Cruz
Quando: 18/02/2025 às 16h
Onde: via Zoom por este link

(Gustavo Aguiar//AL)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.