Entrega do VII Prêmio Innovare será no STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) sedia nesta sexta-feira (3) a cerimônia de entrega do VII Prêmio Innnovare. O evento acontecerá no Salão Branco, a partir das 11h. Em sete anos de atuação, o Prêmio já acumula cerca de duas mil iniciativas inscritas e já contemplou práticas ligadas à adoção e reintegração à família, cidadania, meio ambiente, modernização do Judiciário, infraestrutura e crescimento urbano, entre outras áreas que auxiliam a sociedade e a Justiça.
Este ano a premiação concentrou seus esforços em dois temas centrais: “Justiça sem burocracia” e “Acesso do preso à Justiça”, este último em parceria com o International Bar Association (IBA), instituição que luta pelos direitos humanos e pelo Estado Democrático de Direito.
O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, os ministros Ayres Britto, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Sepúlveda Pertence (aposentado) fazem parte da Comissão Julgadora que é formada por personalidades do mundo jurídico, acadêmico e empresarial, responsáveis pela análise e julgamento das práticas recebidas.
Concorrem nesta edição 113 práticas na categoria advocacia, 87 na modalidade juiz, 48 em Ministério Público, 34 em Prêmio Especial, 33 em Defensoria Pública e 25 em Tribunal. Os vencedores terão suas práticas disseminadas pela equipe difusora do Prêmio Innovare, composta por ministros, advogados renomados, juízes, promotores de justiça e diretores do Instituto.
Pela primeira vez, o Innovare terá uma premiação especial reconhecendo práticas que facilitaram o acesso do preso à Justiça. Na ocasião, juntamente com a International Bar Association’s Human Rights Institute, será contemplada uma iniciativa que tenha contribuído com o tema, a fim de estimular o acesso do preso aos seus direitos e à Justiça. O vencedor desta categoria, além da bonificação em dinheiro, ganhará um estágio em Moçambique, onde terá acesso e auxiliará advogados locais e regionais em causas de direitos humanos.
KK/LL