Entidades questionam relatório do Ministério da Justiça
Representantes da AJUFE – Associação dos Juízes Federais do Brasil – e da ANAMATRA – Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho – estiveram na tarde de hoje com o Presidente do STF, ministro Nelson Jobim. Eles vieram manifestar indignação com o Diagnóstico do Poder Judiciário divulgado pelo Ministério da Justiça que, segundo os magistrados, não corresponde à realidade vivida pelo Judiciário.
O presidente do STF informou aos representantes das entidades que também já iniciou um processo de levantamento dos principais indicadores do funcionamento do Sistema Judiciário. Informou que o trabalho será todo realizado a partir de bases de dados confiáveis e numa discussão aberta com a sociedade, da qual participarão todas as instituições e entidades que compõem o Sistema Judiciário Nacional.
“As conclusões do referido estudo irão apontar os rumos de uma ampla reorganização do processo de gestão do Judiciário, de modo a atender a demanda por uma prestação jurisdicional mais acessível e mais eficiente”, disse Jobim.
O presidente do Supremo completou que “diante dos vários equívocos já identificados no Diagnóstico divulgado pelo Ministério da Justiça, não há condições de levá-lo em conta para análise e planejamento de nossas atividades, salvo oportuna correção por seus autores”.