Encontro de influenciadores no STF terminou na tarde desta quinta-feira (22)
Segundo dia do evento teve roda de conversa com ministros e apresentação da urna eletrônica.
O segundo dia do “Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, evento que reuniu 25 criadores de conteúdo no Supremo Tribunal Federal (STF), teve a presença dos ministros Luís Roberto Barroso (presidente), Edson Fachin, Cármen Lúcia e André Mendonça.
O primeiro painel, sobre “Como a influência digital pode aproximar a justiça da população”, contou com a participação do vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin. Em relação à produção de conteúdo correto para a sociedade, o ministro declarou que não há atalho para prestar a devida informação. Na sua opinião, a informação correta, às vezes, toma mais tempo e requer mais esforço, “mas esse é o caminho adequado para que cada um exerça o direito e o dever de participar do movimento histórico e não ficar apenas na arquibancada, seja com virtudes, defeitos e possibilidade de corrigir falhas”.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, participou do segundo painel, com o tema “Como o trabalho da Justiça impacta a sociedade”. Barroso observou que é preciso reavivar a capacidade de comunicar pontos de vista diferentes em um mundo plural e reafirmou a necessidade de que a democratização da comunicação social “não faça o mundo despencar num abismo de desinformação, de maldade e de ódio”. O ministro também respondeu a perguntas dos influenciadores sobre diversos assuntos, como direitos humanos, paridade de gênero, equidade racial, liberdade de expressão e linguagem simples.
Também presente no evento, o ministro André Mendonça incentivou as influenciadoras e os influenciadores a continuarem exercendo seu papel social na internet, apesar dos problemas e incompreensões relatados por alguns. “Há, aqui, várias correntes e perspectivas e, especialmente, a capacidade de influenciar o país todo de uma nova maneira. Um exercício bom é procurarmos ser instrumentos na busca de uma civilidade na sociedade”, finalizou.
Urna eletrônica
Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de ver o funcionamento de uma urna eletrônica. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que integra o STF, apresentou aos criadores de conteúdo recursos de segurança e acessibilidade da urna.
As ferramentas ajudam na autonomia e preservação total do sigilo do voto para pessoas com deficiência. Além do alerta sonoro emitido pela urna que indica o término da votação, eleitores cegos ou com baixa visão podem usar o Sistema Braile ou a sintetização de voz, a ser acessada com fones de ouvido no momento do voto. Outro recurso de acessibilidade é um vídeo com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela, que dá informações aos eleitores com deficiência auditiva ou com baixa audição.
Parceria
O evento “Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital” foi uma realização conjunta entre o STF, a organização Redes Cordiais e o Instituto VERO.
Integraram o grupo influenciadores digitais Afroragga; Aline de Assis; Atila Iamarino; Cainã, Cauê e Ynaê Morellato; Estevão Lopes; Fábio Cruz; Felipe Voigt; Flávia Paixão; Gis Corrêa; João Carlos Amador; Kananda Eller; Laryssa Schneider; Luiza Brunet; Mateus Silveira; Noslen Borges; Pastor Pedrão; Renan Quinalha; Rico Timm; Rodrigo França; Spartakus; Tawany Rocha; Tiele Miranda e Vitória Mesquita.
Confira galeria de imagens do evento.
(Edilene Cordeiro/AL)
Leia mais
22/08/2024 – STF recebe influenciadores para conhecer o Tribunal e conversar sobre comunicação com a sociedade