Encaminhamentos práticos dos indicadores foram discutidos no seminário
No fechamento do seminário “A Justiça em Números – Indicadores Estatísticos do Poder Judiciário Brasileiro”, o juiz Flávio Dino, membro do Gabinete Extraordinário de Assuntos Institucionais da Presidência do Supremo, falou sobre os indicadores setoriais apresentados e os encaminhamentos práticos.
Dino afirmou serem essenciais alguns aspectos para haver continuidade e efetivação dos indicadores. O primeiro deles refere-se ao processo de construção dos indicadores que, segundo o juiz, não pode ser perdido. Outro ponto é a direção que deve ser dada aos resultados levantados, assim como as ações futuras.
De acordo com o juiz Flavio Dino, as sugestões são muito importantes e, por isso, os participantes do seminário receberão um material a fim de oferecerem sugestões que aumentem a quantidade de dados submetidos ao debate.
As sugestões, segundo ele, estão relacionadas a alguns temas, que podem ser subdivididos: indicadores (estruturais, processuais, referentes ao acesso à justiça, planejamento e gestão, e opinião); dados (despesas, integrantes, informática, área construída, movimentação processual, usuários do sistema da justiça e temas trabalhados pelo Judiciário); tabelas únicas (assuntos, classes processuais, fases e resultados).
EC/AR