Empresário pede anulação de ato que revogou o Regime de Tributação Unificada para importações do Paraguai

16/10/2007 20:00 - Atualizado há 12 meses atrás

Proprietário da Spinway Eletrônicos, microempresa de importação de equipamentos eletrônicos, Cássio Mussawer Montenegro, bacharel em direito, impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF) um Mandado de Injunção (MI 775), contra a revogação da Medida Provisória 380/07 pelo Presidente da República.

A MP 380/2007 instituía o Regime de Tributação Unificada (RTU), na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai. A revogação dessa medida também é questionada no STF pelos partidos de oposição, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3957. As legendas afirmam, naquela ação, que a revogação teria como único objetivo destrancar a pauta da Câmara dos Deputados e permitir a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Para o empresário, a revogação da MP teria deixado uma lacuna na legislação. “A ofensa ao direito dado pelo vácuo das leis deixa em situação de suspensão os direitos e deveres dos agentes fiscais, bem como o direito dos sacoleiros, que trabalham na fronteira do Paraguai-Foz do Iguaçu”.

A ação, que pede a anulação do ato que revogou a MP 380/2007, está sob a relatoria do ministro Eros Grau.

MB/LF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.