Em discurso de despedida de Brindeiro, presidente do STF fala sobre reforma do Judiciário
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, anunciou hoje (26/6) que no início de agosto irá promover uma reunião com os demais ministros da Casa, para definir pontos estratégicos da reforma do Judiciário que serão levados ao Congresso Nacional.
Ao homenagear o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, que atuou pela última vez em uma sessão plenária da Corte ocupando o cargo, o ministro Maurício Corrêa ressaltou a importância da reforma do Judiciário, como um dos temas que preocupam o procurador-geral.
“Com rara precisão, o professor Brindeiro sempre disse que a reforma deve ser realizada não só no campo constitucional, quanto à estrutura do sistema, mas principalmente em relação aos instrumentos utilizados para prestação jurisdicional”, afirmou Corrêa.
O presidente do Supremo citou ainda o procurador Geraldo Brindeiro quando afirmou que “o Poder Judiciário, com sua máquina emperrada, não atende aos ideais democráticos que inspiraram os anseios da Assembléia Nacional Constituinte de 1988, perdendo em muito a credibilidade”.
“Creio que já não é hora de ficar lançando a culpa da morosidade da Justiça sobre a estrutura da máquina Judiciária, é preciso agir”, afirmou Maurício Corrêa.
O Advogado-Geral da União, Álvaro Costa, também prestou homenagem a Geraldo Brindeiro, ao dizer que suas realizações, no cargo que ocupou por oito anos, “são a demonstração mais clara de que a obra faz o homem”.
Emocionado, Brindeiro agradeceu a todos os ministros do Supremo, aos assessores, colegas e servidores da Procuradoria Geral. Especialmente, agradeceu ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que o nomeou quatro vezes ao cargo.
Na próxima segunda-feira (30/6), Brindeiro passará o cargo para o novo procurador-geral, Cláudio Fontelles, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
#BB/ss//am