Ellen Gracie inaugura exposição “Supremo Tribunal Federal em Brasília”

24/05/2006 20:27 - Atualizado há 12 meses atrás

A exposição “Supremo Tribunal Federal em Brasília” foi inaugurada no início da noite de hoje (24/05), no Hall dos Bustos do edifício-sede, pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie. “Que esta singela iniciativa contribua para proporcionar uma crescente e contínua aproximação do grande público com o Supremo”, afirmou a ministra.

Segundo ela, a mostra “se propõe a oferecer ao público visitante um panorama fotográfico do projeto arquitetônico de Brasília, no qual está inserido o Supremo Tribunal Federal”. A ministra destacou, ainda, que a exposição vai percorrer várias cidades brasileiras e tem como próximo destino o Rio de Janeiro.

A mostra contém fotos da galeria dos presidentes, Salão Branco, Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, Anexos II e IIb [Sala das Turmas], fotos aéreas dos edifícios do Supremo, desenhos de Oscar Niemeyer e fases da construção do STF, bem como  visitas ilustres – príncipe de Gales Chalés Philip Arthur George (1978), presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e sua esposa Rosalynn Carter (1978) -, entre outras.

“Foi uma grande oportunidade de conhecer o poder Judiciário por dentro e ver com cuidado a obra que é um exemplo de beleza e estética”, disse a fotógrafa Graça Seligmam, destacando que a montagem da exposição foi feita pelo designer gráfico Ricardo Ohtake, do Instituto Tomie Ohtake.

De acordo com Secretaria de Documentação, que coordenou a exposição, além das fotos, a mostra também conta com um documentário produzido pela TV Justiça contando a história de transferência do Supremo, do Rio de Janeiro para Brasília. “O vídeo teve a participação de ministros aposentados, funcionários, advogados, e de outras pessoas que ajudaram na mudança do STF para capital”, disse a chefe da Secretaria, Altair Maria Damiani Costa.

“A exposição reverencia a história do Supremo Tribunal Federal e a história do Tribunal em Brasília, por isso é muito importante para que nós cultivemos a memória da mais importante Corte do Brasil, a mais antiga e, certamente, a mais respeitada Corte de Justiça do Brasil e, talvez, da própria América Latina”, afirmou o ministro Gilmar Mendes. Para ele, a mostra tem a intenção de deixar o Supremo mais próximo dos cidadãos em geral, “as pessoas que tem algo a ver com a Justiça ou que tem alguma curiosidade em relação ao desenvolvimento institucional do Brasil”.

Também esteve presente o ministro aposentado Octávio Galotti. “Eu pessoalmente revivi o meu tempo aqui do Supremo de Brasília até o Rio de Janeiro. Estou aqui me congratulando com a presidente Ellen Gracie por esta valorização que ela dá ao Supremo e ao ambiente do nosso trabalho e da nossa cidade de Brasília”, ressaltou.

A mostra fica exposta no Supremo até dia 30 de julho e pode ser visitada às quartas e quintas-feiras nos horários das sessões plenárias (das14h às 18h) e aos sábados e domingos de 10h às 18h.

EC/CG


Ellen Gracie fala na inauguração da mostra (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.