Ellen Gracie diz que juiz tem saber administrar a Justiça

Ao encerrar oficialmente o seminário “A Justiça em Números”, a vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, disse que após os dois dias de palestras, com os números que foram mostrados, está certa de que o juiz tem também a tarefa de administrar a Justiça.
“Precisamos dimensionar as nossas demandas, os recursos de que dispomos para bem administrar. Essa é uma mensagem que mais e mais vai se firmando na mentalidade de todos os magistrados desse país”, afirmou.
Outra mensagem do seminário, segundo Ellen Gracie, é de que os magistrados não estão isolados, mas integrados em um sistema. “Cada elo desse sistema tem um impacto, uma importância, uma repercussão enorme sobre o segmento seguinte, como tem sobre a sua base. De modo que a atuação de cada um desses segmentos é fundamental para que o todo, para que o sistema, se possa dizer exitoso”, salientou.
Ellen Gracie afirmou ainda que o sistema Judiciário é um sistema aberto, que além de contar com as suas próprias características e deficiências pontuais ainda sofre a repercussão de agentes externos, sobre os quais não tem nem influência, nem controle. “Nós, muitas vezes, absorvemos impactos que não decorrem necessariamente da nossa ineficiência”.
BB/EH
Ministra Ellen Gracie (cópia em alta resolução)