“Eleições expressam a visão do futuro do país”, diz Lewandowski ao votar
O ministro é vice-presidente do TSE, de onde acompanhará as eleições em todo o país e o processo de apuração.
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou na manhã deste domingo (2) num colégio de Brasília (DF) e, ao deixar a seção, em rápida entrevista, afirmou que o eleitor está comparecendo às urnas de forma pacífica, segura e tranquila, exercendo o seu direito e cumprindo, ao mesmo tempo, um dever.
“É muito importante que todos compareçam às urnas para que possam expressar a visão que têm do futuro do Brasil”, afirmou. O ministro disse que votou rapidamente e, mais uma vez, comprovou a segurança, a adequação técnica e a eficiência das urnas eletrônicas, "instrumento eficaz para expressão da vontade popular".
Segurança das urnas
Perguntado sobre o documento do Partido Liberal (PL) que lançou dúvidas sobre o processo eleitoral há quatro dias do pleito, Lewandowski afirmou que não tem nenhuma credibilidade. Segundo ele, sempre haverá inconformados com o resultado das eleições.
O ministro reafirmou, ainda, a confiança no sistema de votação. "Temos as urnas auditadas hoje por representantes da sociedade civil, pelos próprios servidores do TSE, pelas Forças Armadas, pela Polícia Federal, pelo Tribunal de Contas. Os cidadãos podem ter certeza de que aquilo que expressarem nas urnas como a sua vontade política resultará na apuração, sem nenhum problema”.
O ministro acompanhará o andamento da votação e o processo de apuração dos resultados na sede do TSE.
VP//CF