Discurso do novo presidente do Supremo recebe elogios
O discurso de posse do ministro Maurício Corrêa na presidência do Supremo Tribunal Federal agradou às autoridades que compareceram à solenidade. Entre outros adjetivos, o discurso foi considerado corajoso, profundo, sensível e uma contribuição positiva às propostas do Executivo de reformas constitucionais. Veja algumas declarações:
Ex-presidente Itamar Franco:
“Institucionalmente, ele falou o que a Casa espera que ele represente no exercício da presidência”.
Senador Eduardo Suplicy (PT/SP):
“Acho que foi um discurso de muita coragem, espelhando a extraordinária experiência que ele teve ao longo de sua vida como advogado, à frente da OAB e também como meu colega no Senado Federal. Ele fez uma análise muito interessante relativamente às dificuldades do Poder Judiciário hoje. Isso faz com que haja a necessidade de o Congresso Nacional estar reformulando o próprio sistema Judiciário brasileiro. Acho também que o que ele falou perante o presidente da República foi importante, relativamente à reforma do sistema previdenciário e judiciário. A sua contribuição foi muito positiva”.
Joaquim Benedito Barbosa – ministro indicado para o Supremo Tribunal Federal:
“Acredito que o ministro Maurício Corrêa consegue aliar não só a capacidade jurídica, mas também a experiência política, como grande liderança política, que será decisivo, sobretudo para o andamento das reformas tão esperadas, como a do Poder Judiciário. Esse perfil dele como pessoa egressa do mundo da advocacia e também do mundo político, será um peso muito grande para o desenrolar das reformas”.
“Eu achei o discurso muito profundo, com muita sensibilidade, um discurso que tocou fundo na alma de seus amigos, das pessoas que o conhecem há tantos anos. Foi um discurso muito importante. Sabemos que vamos ter uma grande liderança à frente do Supremo Tribunal Federal”
Nilson Naves – presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ):
“O discurso do presidente Maurício já dá o aviso do que vai ser sua gestão. Uma gestão enfática e categórica e, o mais importante, tentando unir a Magistratura, que é o ponto principal”.
Sepúlveda Pertence – ministro do STF:
“Maurício é um executivo e eu espero que o seu talento de administrador seja posto a serviço das reformas possíveis, enquanto não se faz a reforma estrutural das alterações possíveis da rotina do STF que está, como ele disse, virtualmente inviabilizada”.
Néri da Silveira – ministro aposentado do STF:
“O discurso do ministro por si só já disse sobre todas as expectativas”.
Geraldo Brindeiro – procurador-geral da República:
“Seu discurso foi extraordinário, expressivo sob todos os aspectos, enfatizando a necessidade de assegurar a independência e autonomia do Poder Judiciário. Tenho certeza de que ele terá um êxito muito grande e sua experiência de jurista que vem da carreira política será muito significativa para assegurar o bom andamento da chefia do Poder Judiciário nacional”.
Ilmar Galvão – ministro aposentado do STF:
“Além de ser um grande juiz é um homem que veio da política. Nesse momento de reformas que o país passa, com muitas turbulências, é necessário que se tenha alguém com jogo de cintura, como se diz popularmente, que só o político tem. Um juiz que foi voltado desde as suas origens à magistratura, ao seu trabalho diante dos processos, não seria a pessoa mais adequada nessa hora, de tamanho conteúdo político. E o ministro Maurício Corrêa preenche todas essas condições”.
Antônio Cezar Peluso – ministro indicado para o STF:
“Estou entusiasmado com os anúncios dele e aguardo ansiosamente o início de seu mandato”.
Álvaro Ribeiro Costa advogado-geral da União:
“A minha perspectiva é muito boa. É um momento de muita transformação, que exige muita sensibilidade, equilíbrio, serenidade e experiência, e isso o ministro Maurício Corrêa tem de sobra. Isso é muito positivo e nós contamos muito com a mais profícua gestão”.
Carlos Ayres Britto – ministro indicado para o STF:
“Tenho a certeza que será uma gestão moderna, no sentido de ser democrática. Ele é um homem solícito, cordato, aberto, de interlocução facilitada e experiente. Ele tem uma trajetória de vida que nos leva a acreditar numa boa continuidade do trabalho de Marco Aurélio”.
Francisco Fausto – presidente do Tribunal Superior do Trabalho:
“Disse há algum tempo que a reforma do Judiciário deveria ser conduzida pelo Supremo Tribunal Federal. A liderança do Poder Judiciário está aqui nessa casa e agora, pelas palavras do novo presidente, nós ficamos certos de que ele irá liderar. Isso significa dizer que o Judiciário não será apenas um apêndice do Estado, mas será, na verdade, o efetivo Poder de Estado”.
Ministro Maurício Corrêa assina termo de posse (cópia em alta resolução)
Ministro Nelson Jobim firma compromisso de posse (cópia em alta resolução)
Ministro Maurício Corrêa com o presidente Luis Inácio Lula da Silva (cópia em alta resolução)
#BB-JY-AMG/JB//SS