Direto do Plenário: Cármen Lúcia é empossada no STF
A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha assinou o termo de posse para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O termo de posse foi lido pelo diretor-geral do STF, Sérgio Pedreira e assinado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie. Cármen Lúcia foi conduzida ao Plenário da Corte pelos ministros Sepúlveda Pertence e Ricardo Lewandowski, respectivamente o decano e o mais novo integrante do STF.
A cerimônia foi encerrada, há instantes, pela ministra Ellen Gracie. A ministra Cármen Lúcia recebe agora os cumprimentos no Salão Branco do Tribunal.
A advogada Cármen Lúcia Antunes Rocha nasceu em Montes Claros (MG), no dia 14 de abril de 1954. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1977. Cinco anos depois, tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em seguida, doutorou-se em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especializou-se em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral.
Cármen Lúcia é procuradora do Estado de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do Estado no governo de Itamar Franco, professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Escreveu sete livros na área de Direito, integrou diversas bancas de concursos públicos e participou de mais de 300 conferências, palestras e debates, além de ter recebido diversos prêmios e condecorações. Em instantes, mais detalhes.