Direto do Plenário: Após superar questão de ordem, STF começa a julgar pedido de intervenção federal no DF

O Plenário do STF iniciou, há pouco, o julgamento da Intervenção Federal no DF, pedido feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele defende a medida como forma de resgatar a credibilidade das instituições e dos administradores públicos no Distrito Federal.

30/06/2010 14:45 - Atualizado há 9 meses atrás

Após superar questão de ordem proposta pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre a necessidade de quórum completo, com a presença dos onze ministros, para a apreciação do pedido de Intervenção Federal (IF) 5179, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento da ação. Gurgel defende a medida como forma de resgatar a normalidade e a credibilidade das instituições e dos administradores públicos no Distrito Federal.

Os ministros rejeitaram, por maioria, a questão de ordem para adiar o julgamento para a primeira sessão plenária de agosto de 2010, convocada para o dia 2. Ficaram vencidos os ministros Marco Aurélio e Celso de Mello.

A ação foi ajuizada em fevereiro deste ano após a crise política instaurada na capital federal a partir da operação da Polícia Federal que investigou denúncias de corrupção, formação de quadrilha, desvio de verbas públicas e fraude em licitações no governo DF.

O escândalo culminou nas renúncias do então governador do DF, José Roberto Arruda, e de seu vice-governador, Paulo Octávio, e no afastamento de outros integrantes do governo e do Legislativo distrital supostamente ligados ao caso.

Em instantes, mais detalhes.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.