Destaques da programação da TV Justiça desta semana
Assédio moral na administração pública em debate no Fórum
No programa Fórum desta semana, da TV Justiça, a juíza do Trabalho Noêmia Porto e a psicóloga, professora do programa de mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, Leda Gonçalves de Freitas, explicam o que caracteriza o assédio moral, falam das consequências para as vítimas e dos instrumentos jurídicos disponíveis para buscar uma reparação.
O programa é transmitido na sexta-feira às 20h30, no sábado
às 18h30 e na segunda-feira às 21h.
Repórter Justiça aborda a alienação parental
"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos". A citação é do filósofo e matemático grego Pitágoras, que viveu há mais de 2.500 anos, mas ela é mais do que atual, neste mundo globalizado. Principalmente num momento em que é cada vez maior o número de casais, com filhos, que se separam e as perdas e danos que o fato tem gerado para as crianças. Exemplo, a síndrome da alienação parental, que tem levado o genitor que fica com a guarda dos filhos na separação e até avós a destruir a imagem do ex-companheiro ou companheira, incitando o ódio, a desconfiança e outros sentimentos danosos à criança, em relação ao pai ou mãe. Este é o assunto do programa Repórter Justiça que vai ao ar nesta semana, pela TV Justiça.
Confira a impressionante história de Eduardo, um servidor público da administração federal que, após a separação judicial, teve de amargar o ódio da ex-mulher. Ela o acusou de abusar sexualmente da filha menor e Eduardo quase acabou preso. Alessandra, hoje casada e mãe, relembra que só conheceu o pai quando tinha 19 anos.
E mais, o cineasta Alan Minas, que transformou a própria dor em filme. A ex-mulher conseguiu na Justiça que ele ficasse mais de um ano impedido de ver a filha. "Em cima da minha terrível experiência percebi que há total desinformação de toda a estrutura que nos serve no Judiciário", diz Minas, diretor do curta "A Morte Inventada".
O Repórter Justiça vai ao ar toda sexta–feira, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: sábado – 18h / segunda-feira – 13h30 / quarta-feira – 18h.
Neguinho da Beija-Flor fala sobre o sistema de saúde no Brasil
No programa Refrão, o convidado é o cantor Neguinho da Beija-Flor. Aos 60 anos o mais conhecido intérprete de samba-enredo da atualidade no país fala sobre o direito à saúde, as filas e a falta de atendimento nos hospitais públicos do país. Na reapresentação do programa, ele canta a música que entitula o DVD ao vivo “Nos Braços da Comunidade”. O programa pode ser visto no domingo, às 20h, na terça às 18h, na quarta às 13h30 e no sábado às 20h30.
O direito da proteção social é o destaque do programa Academia
A proteção social é o tema central do programa Academia, da TV Justiça. Chamada de caridade e até filantropia, transformou-se em verdadeiro Direito Fundamental Material. É essa definição que o mestre em Direitos Humanos Marco Aurélio Serau Júnior aborda. Também debatem o assunto Marco Aurélio de Souza, professor de Direito Constitucional pela Unieuro, e Renata Guerra, professora do curso de Direito do IDP e IESB. O programa vai ao ar domingo às 20h30, quarta-feira às 19h30 e quinta-feira às 10h.
Saber Direito dá dicas de como obter sucesso na carreira jurídica
O tema do Saber Direito desta semana fala sobre carreiras jurídicas. O convidado do programa é o professor William Douglas, juiz federal e professor em Brasília, que dá dicas de como obter sucesso na carreira jurídica. Durante o curso, ele passa informações de como ter um estudo eficaz e de como aumentar a qualidade desse estudo. As aulas são exibidas de segunda a sexta-feira, às 7h, com reapresentação às 23h30.
Caderno D mostra palestra sobre garantia dos direitos fundamentais
O Caderno D é um programa que exibe palestras inéditas, às 9 horas, pela TV Justiça. Nesta sexta-feira, “A omissão do poder público na concretização dos Direitos Fundamentais, as responsabilidades, avanços e obstáculos, o neoconstitucionalismo e a concretização dos Direitos Fundamentais” é tema comum das palestras da ministra do Superior Tribunal Militar Maria Elizabeth Teixeira da Rocha e do professor de Direito Constitucional Luis Roberto Barroso.
O profissional de Direito Marítimo está no programa Carreiras
O uso dos portos, os conflitos trabalhistas em alto mar, os acidentes em embarcações nos rios são alguns exemplos de situações em que um advogado especializado em Direito Marítimo pode atuar. Um trabalho que o programa Carreiras apresenta esta semana, explicando ainda como funciona o Tribunal Marítimo brasileiro, instituição responsável pela aplicação de penas e pela proposição de medidas preventivas para a segurança da navegação. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, quinta-feira às 18h, sexta-feira às 19h e sábado às 22h.
Todos os programas também podem ser vistos pelo www.youtube.com/stf.
* Acompanhe o dia a dia do STF em nosso endereço eletrônico no Twitter: http://twitter.com/stf_oficial