Destaques da programação da Rádio Justiça para o fim de semana
Regra do Jogo: MPF quer suspender demolição do estádio Fonte Nova (BA)
O programa “Começar de Novo” ganha mais um adepto. Desta vez, o apoio veio do Distrito Federal: o Gama. Confira os detalhes no programa desta semana que ainda destaca a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal na Bahia para suspender a demolição do estádio da Fonte Nova, em Salvador. O objetivo da obra é dar lugar a uma nova arena para os jogos da Copa do Mundo de 2014. Já o colunista Domingos Sávio Zainaghi comenta mais um caso de racismo no futebol brasileiro. Regra do Jogo, neste sábado (24) às 12h30, com reapresentação no domingo (25) às 00h e 20h30.
Na Trilha da Vida traz a trajetória do presidente em exercício da OAB-SP
Marcos da Costa nasceu em São Paulo, em 1964, e sua trajetória não deixa dúvidas a paixão pelo Direito. Mas, houve um momento em sua vida que isso não foi tão certo, pensou em ser arquiteto. Mas, um advogado e professor o fez mudar de ideia. Hoje, ele é o presidente em exercício da OAB-SP, membro efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo, foi professor da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade SENAC. Além disso, é autor de diversos livros e estudos. Conheça como foi essa trajetória ao som de Milton Nascimento, Elis Regina, Geraldo Vandré, Renato Russo entre outros. Na Trilha da Vida, neste sábado (24), às 20h30, com reprise às 9h de domingo (25).
Folhetim homenageia Alfred Hitchcock e fala sobre invasão de privacidade
Alfred Hitchcock morreu em Los Angeles (EUA), em 29 de abril de 1980, aos 80 anos. Trinta anos depois, o mestre do suspense ainda serve de inspiração para tramas macabras e carregadas de terror. Foi assim desde o início, em 1926, quando fez o seu primeiro filme e também sucesso chamado “O Inquilino” (The Lodger: A Story of the London Fog), baseado nos assassinatos de Jack, o Estripador. Mas depois vieram muitos outros, como “O Homem que sabia demais”, “Pacto Sinistro”, “Disque M para Matar”, “Um corpo que cai”, “Psicose”, “Os Pássaros” etc. Para homenagear o mestre do suspense, o Folhetim desta semana será sobre “Janela Indiscreta”. Estrelado por James Stewart e Grace Kelly, a história envolve o fotógrafo profissional L.B. Jeffries. Ele está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muito o que fazer, vasculha a vida de seus vizinhos com uma lente teleobjetiva. Mas vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa, Jeff vai tentar provar que está certo. Com base em “Janela Indiscreta”, o Folhetim fala sobre a invasão de privacidade, um dos temas presentes na envolvente e sinistra produção. Folhetim, neste sábado (24), às 12h10, com reprise no domingo (25), 0h30.
Cortes Supremas destaca decisão envolvendo Uruguai e Argentina
Uruguai viola pacto com a Argentina sobre tratado que protege o Rio Uruguai. O entendimento é da Corte Internacional de Justiça de Haia. O rio marca os limites entre os dois países e o Uruguai autorizou a instalação de uma usina de celulose sem informar Buenos Aires. No entanto, o Tribunal considerou que não há motivos para o fechamento da empresa. Na Bolívia, a Corte Nacional Eleitoral se comprometeu a implantar em algumas cidades o voto eletrônico nas eleições marcadas para dezembro. Na ocasião serão eleitos os magistrados do poder Judicial. Já a Comissão Interamericana de Direitos Humanos divulga os países que estão na lista negra por desrespeito ao DH. Colômbia, Cuba, Venezuela e Honduras estão lá. Cortes Supremas, sábado (24), às 11h50 e domingo (25), às 21h00.
Jornal da Justiça destaca posse do novo presidente do STF, ministro Cezar Peluso
Diversas autoridades participaram da cerimônia de posse do ministro Cezar Peluso, que assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal e do ministro Carlos Ayres Brito, vice-presidente. Entre eles, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara, Michel Temer e do Senado, José Sarney. Em nome da Corte, o ministro Celso de Mello saudou o novo presidente, destacou a importância do ritual e também a atuação do ministro Gilmar Mendes à frente do STF. Confira os detalhes da cerimônia no Jornal da Justiça que ainda destaca: Corte da Organização dos Estados Americanos (OEA) condena o Brasil a indenizar integrantes do MST por grampo ilegal. Para os juízes, houve violação ao direito a privacidade e honra. O caso ocorreu em maio de 1999, na cidade de Querência do Norte, no Paraná. Outro destaque: Goiás contará com Vara especial para tratar de casos de pedofilia. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (26), a partir das 6 horas.
Hora Legal traz orientações sobre Direito Processual Penal
Confira na edição desta segunda-feira as explicações do promotor de Justiça de Pernambuco, Dr. Francisco Dirceu Barros, sobre Direito Processual Penal. Já o advogado e presidente da Escola Paulista de Direito, Dr. Ricardo Castilhos, fala sobre o livro “Direitos Humanos – Processo Histórico”, da Editora Saraiva. Hora Legal, nesta segunda-feira (26), a partir das 8 horas.
Justiça em Movimento: quando o trabalho infantil é permitido?
De forma geral, o trabalho infantil é proibido. Convenção da Organização Internacional do Trabalho fixa como idade mínima recomendada os 16 anos. No entanto, não são raros os trabalhos de crianças na televisão e também como modelos fotográficos e nas passarelas. Afinal, isso é permitido? O que prevê a legislação sobre o tema? Será que há alguma recomendação aos pais ou responsáveis e também ao empregador? Justiça em Movimento, nesta segunda-feira (26), a partir das 10h40.
Direito Direto fala sobre investigação e crime sem solução
Quem acompanha as séries policiais pela televisão fica atônito com a solução de crimes que pareciam perfeitos. A tecnologia e a lógica são usadas para auxiliar profissionais altamente gabaritados. Por outro lado, há filmes que destacam crimes tão ardilosos, que fica difícil encontrar o culpado. Um dos maiores exemplos é “Os Supeitos” (The Usual Suspect), estrelado por Kevin Spacey. Mas afinal, existe crime perfeito? Por que há crimes que ficam sem solução? Confira discussão sobre o tema no Direito Direto, nesta segunda-feira (26), a partir das 14h10.
Espaço Forense debate o Plano de Controle Ambiental
Novos empreendimentos imobiliários devem apresentar o Plano de Controle Ambiental. O documento precisa conter informações que permitam caracterizar a obra com base nos resultados dos levantamentos e estudos realizados pelos empreendedor. Mas, o que pode acontecer caso o chamado PCA não seja considerado adequado, não responda a questões como áreas, dimensões e impactos entre outras? Espaço Forense, nesta segunda-feira (26), a partir das 17 horas.
Inquérito policial é o tema da radionovela “Os Suspeitos”
A socialite Divina Campone foi encontrada morta em um terreno baldio. Após iniciar o inquérito policial, a delegada Rocha, responsável pelo caso, encontra dois suspeitos para o crime: Patrícia Campone, a enteada de Divina, e Nestor Campone, seu marido. Acompanhe a trama de “Os Suspeitos”, que explica o inquérito policial, pela Rádio Justiça. Estreia nesta segunda-feira, dia 26, em oito horários: de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
Fonte: Rádio Justiça