O ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Delúbio Soares de Castro e o ex-secretário-geral do partido Silvio José Pereira impetraram Habeas Corpus (HC 86319) no Supremo, com pedido de liminar, na sexta-feira (15). Eles pedem para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios na condição de investigados e não, de testemunhas.
Assim, garantiriam o direito de não ser presos caso se recusem a firmar o termo de compromisso legal de testemunha, ficando-lhes assegurado o direito de se calar sempre que a resposta à pergunta, a critério deles ou de seus advogados, puder atingir a garantia constitucional de não-auto-incriminação. Eles pedem, ainda, para ser acompanhados por seus advogados durante o depoimento.
Silvio Pereira e Delúbio Soares devem ser ouvidos pela CPMI nesta terça (19) e quarta-feira (20), respectivamente. O presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim, decidirá se concede ou não a liminar.
Marcos Valério
Os pedidos de Delúbio Soares e de Sílvio Pereira assemelham-se aos formulados pelo publicitário Marcos Valério (HC 86232) no início do mês. No dia 5, o publicitário obteve liminar no Supremo garantindo-lhe os direitos à não-auto-incriminação e ao de ser acompanhado por advogados no depoimento que prestou à CPMI dos Correios no dia 6.
SI/CFJ
Leia mais:
04/07/2005 – Marcos Valério pede HC para não ser preso durante depoimento na CPMI dos Correios
05/07/2005 – Publicitário Marcos Valério obtém liminar no Supremo
06/07/2005 – Íntegra da decisão da ministra Ellen Gracie no HC 86232, em favor de Marcos Valério