Decisão do STF que cassou a Lei de Imprensa está no Youtube

13/01/2010 17:10 - Atualizado há 9 meses atrás

Assista na página oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) no YouTube (http://www.youtube.com/stf) aos vídeos da segunda parte do julgamento da Corte que cassou a Lei de Imprensa. A decisão foi tomada no dia 30 de abril de 2009, por maioria de votos.

Pela determinação do Supremo, processos contra jornalistas e meios de comunicação devem ser baseados em dispositivos da Constituição Federal e dos Códigos Civil e Penal. A extinção total da lei foi apoiada por sete dos 11 ministros da Corte. Outros três ministros votaram pela revogação parcial da norma. O entendimento do ministro Marco Aurélio Mello foi pela manutenção da norma. Para ele, novas regras sobre a matéria são de competência do Congresso Nacional.

Votaram a favor da revogação total os ministros Carlos Alberto Menezes Direito, Cezar Peluso, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Eles seguiram os votos do relator do caso, Carlos Ayres Britto, e do ministro Eros Grau, que apresentaram seus posicionamentos na sessão de 1º de abril de 2009. Os ministros Joaquim Barbosa, Ellen Gracie e Gilmar Mendes sugeriram a revogação parcial da lei.

RR/EH

* Acompanhe também o dia a dia do STF na página oficial no Twitter (twitter.com/stf_oficial)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.