Criação de força-tarefa para garantir eleições no Rio em destaque na Rádio Justiça
Uma força-tarefa deverá reunir as polícias Civil, Militar e Federal no trabalho de identificar e combater a influência do tráfico de drogas e milícias nas eleições municipais do Rio de Janeiro. Também deverá garantir o direito constitucional de ir e vir dos candidatos. A criação do grupo foi discutida em reunião realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ). Sobre o assunto, o “Jornal de Justiça – 1ª Edição” entrevista o presidente do TRE/RJ, Roberto Wider.
O Ministério da Justiça promove nesta quinta-feira (31), em Brasília, a audiência pública “Limites e Possibilidades para a Responsabilização Jurídica dos Agentes Violadores de Direitos Humanos durante Estado de Exceção no Brasil”. Esse é outro tema do noticiário de amanhã. O objetivo da audiência é analisar as dificuldades para responsabilizar os agentes que cometeram crimes entre 1964 e 1985, época do regime militar. Acompanhe entrevista ao vivo com o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão. O “Jornal da Justiça – 1ª Edição” vai ao ar das 6h às 8h.
Exigência de curso superior de jornalismo é tema do “Espaço Forense”
A exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista deverá ser discutida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de agosto, durante julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 511961, interposto pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF). A Justiça Federal em São Paulo chegou a suspender a exigência do diploma, período em que foram concedidos os chamados registros precários. No entanto, o Tribunal Regional Federal do Estado revogou o ato. A exigência do diploma é tema do “Espaço Forense” desta quinta-feira (31).
O programa também discutirá a Lei de Imprensa (5.250/67). O Supremo suspendeu trechos da lei, em caráter liminar, e deverá julgar o mérito da ação também neste segundo semestre. Os entrevistados do programa são o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, e o assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp), Rubens Augusto Camargo de Moraes. Também participa do programa o procurador regional da República André de Carvalho Ramos. O “Espaço Forense” começa às 11h.
“Hora Legal”: desistência de adoção vai parar na Justiça
Depois de viver um ano e meio sob guarda provisória de um casal de estrangeiros, um menino de cinco anos foi devolvido a uma instituição que abriga órfãos. Para evitar casos assim, a Coordenadoria de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica) da Defensoria Pública propõe algo inédito: a responsabilização judicial de pessoas que devolvem crianças após um longo processo de adoção. Em levantamento preliminar, a Coordenadoria identificou 14 casos semelhantes ocorridos no último ano. Sobre o assunto, o “Hora Legal” entrevista ao vivo a coordenadora da Cdedica, Simone Moreira.
O programa ainda conversa com o juiz Flávio Citro Vieira de Mello, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, sobre a indenização de R$ 6 mil que deve ser paga a um consumidor que encontrou uma pata de animal dentro de uma lata de ervilha. O “Hora Legal” começa às 8h.
Radioagência Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br