Credenciais de imprensa de outros órgãos públicos não serão aceitas na cerimônia de posse no STF
Os veículos de comunicação interessados em cobrir a cerimônia de posse no STF, no dia 23, devem requerer o credenciamento até esta terça-feira (20), às 18h. As emissoras interessadas em captar o sinal da TV Justiça, devem estacionar seus carros de link no máximo até as 11h do dia da posse.
Os veículos de comunicação interessados em cobrir a cerimônia de posse no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima sexta-feira (23), às 16h, devem requerer o credenciamento até esta terça-feira (20), às 18h, junto à Coordenadoria de Imprensa do Tribunal. As empresas jornalísticas devem solicitar o credenciamento por escrito, em papel timbrado, com as seguintes informações: nome do veículo, nome do jornalista e número de seu documento de identidade. O pedido deve ser enviado para o fax (61) 3322-1431. Para o acesso ao prédio do STF no dia da posse não serão aceitas credenciais de imprensa emitidas por outros órgãos dos Poderes Legislativo, Executivo ou Judiciário, como, por exemplo, as credenciais concedidas plo Planalto, Senado e Câmara.
Apenas oito jornalistas poderão acompanhar a solenidade dentro do plenário; os demais assistirão à posse por um telão instalado na parte externa. O sorteio dos oito nomes será feito na quinta-feira (22), às 16h, no Comitê de Imprensa do STF. As credenciais deverão ser retiradas apenas na quinta-feira (22), das 9h às 18h, na Coordenadoria de Imprensa.
O STF distribuirá duas credenciais por veículo de comunicação impresso (uma para jornalista e outra para fotógrafo); uma por emissora de rádio; e três para as televisões (uma para cinegrafista, uma para iluminador e uma para o jornalista escalado). A credencial dará direito a acesso ao Salão Branco mas apenas após a saída do presidente Lula, em razão de normas de segurança da Presidência da República. O Salão Branco está localizado no edifício-sede do Tribunal e é nele que os ministros Cezar Peluso (novo presidente) e Ayres Britto (novo vice-presidente) receberão cumprimentos.
Os fotógrafos terão acesso ao plenário para a cobertura da solenidade, desde que devidamente credenciados pela Coordenadoria de Imprensa do STF. As câmeras deverão ser posicionadas exclusivamente no tablado montado de frente para a bancada dos ministros, não sendo permitido qualquer deslocamento lateral por parte desses profissionais.
Solenidade e transmissão ao vivo
A cerimônia de posse está marcada para começar às 16h de sexta-feira (23), com transmissão ao vivo pela TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasília; canal 64, em São Paulo, SKY, canal 117) e pela Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília), inclusive pela Internet. Outra maneira de acompanhar a sessão é por meio do Portal de Notícias do STF, alimentado com matérias jornalísticas pela Assessoria de Imprensa da Corte.
As imagens da sessão de julgamento serão geradas exclusivamente pela TV Justiça. As emissoras interessadas em captar o sinal, devem estacionar seus carros de link no máximo até as 11h do dia da posse. Será disponibilizado às emissoras interessadas o sinal limpo com a logomarca da TV Justiça.
Após esse horário, o sinal não será oferecido. O sinal de rádio será franqueado pela Rádio Justiça, por meio da frequência FM 104,7 MHz, no Distrito Federal, ou via satélite.
Trajes
De acordo com normas internas do STF, a entrada no Plenário requer o uso de terno e gravata por homens, com sapatos sociais (não é permitido sapatênis), e vestidos, tailleurs (saia abaixo do joelho e blazer) ou ternos (calça e blazer de manga comprida) por mulheres. Essa vestimenta será exigida dos profissionais que venham fazer a cobertura jornalística do evento. É proibida a entrada de pessoas calçando tênis e sandálias rasteiras, assim como trajando qualquer tipo de roupa de tecido jeans, mesmo que seja terno.
VP/EH
* Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial