CPI do Tráfico de Armas pede criação de Justiça especializada em crime organizado

23/05/2006 15:25 - Atualizado há 12 meses atrás

A viabilidade de criação de Justiça especializada em crime organizado foi discutida em audiência concedida pela presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Ellen Gracie, aos deputados Moroni Torgan (PFL-CE) e Raul Jungmann (PPS-PE), integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas. A reunião ocorreu no início da tarde desta terça-feira (23).

Raul Jungmann defendeu que sejam criadas varas que se dediquem exclusivamente ao crime organizado, “que tem crescido e se articulado”, a exemplo do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do Comando Vermelho, e explicou que essa especialização já existe em outros países. “O exemplo vem da Itália, quando teve de enfrentar efetivamente a máfia”, disse.

 “Se você trabalha com o crime organizado da mesma forma que com os crimes comuns, você não tem chance de sucesso”, argumentou, lembrando que esse tipo de crime é abrangente, complexo e dispõe de grande volume de recursos. Já o presidente da CPI, Morani Torgan, enfatizou a necessidade de união entre os três Poderes no combate ao crime organizado. “Não podemos enfrentá-lo com as instituições agindo separadamente”, afirmou. Torgan elogiou a criação, pelo CNJ, do banco de dados sobre a população carcerária do Brasil.

A ministra Ellen Gracie lembrou que a Justiça Federal já tem, nas capitais, varas especializadas no combate à lavagem de dinheiro, que podem ser usadas como modelo.  A discussão sobre o assunto continuará na próxima terça-feira (30), quando integrantes da CPI conversarão com membros do CNJ, e na próxima quinta-feira (1º), ao final da reunião entre o CNJ e o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça, que será realizada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

SI/FV

Leia mais:

17/05/2006 – Ellen Gracie recebe deputados para criação de força-tarefa no combate ao crime organizado
16/05/2006 – Ellen Gracie diz que banco de dados dificultará cooptações de organizações criminosas


Ellen Gracie recebe integrantes da CPI do Tráfico de Armas (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.