Coordenador convida presidente do STF para o Fórum Mundial de Juízes
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, recebeu hoje (11/1) a visita do coordenador do 1o Fórum Mundial de Juízes, o juiz Umberto Guaspari Sudbrack, titular da 1ª Vara Criminal do Foro Regional do Sarandi (Porto Alegre-RS). Ele convidou o ministro a participar do evento e também a discursar na solenidade de abertura ou de fechamento do Fórum, que ocorrerá em Porto Alegre, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro.
Sudbrack informou ao ministro que a reunião de juízes integra o 2º Fórum Social Mundial, e que entre os temas a serem debatidos estão o acesso ao Poder Judiciário pelas camadas desfavorecidas da população e a independência dos magistrados. No último dia, haverá uma sessão plenária em que juízes de todo o mundo farão relatos de suas experiências, inclusive denunciando atentados à independência dos juízes.
Durante o evento também será discutido e aprovado um documento, o Decálogo do Judiciário Democrático, que conterá os dez mandamentos pelos quais o julgador deve se guiar para ser independente.
O coordenador do 1º Fórum Mundial de Juízes declarou que fez questão de trazer o convite pessoalmente ao ministro Marco Aurélio. “Ele é o símbolo da independência do Judiciário no Brasil, um exemplo para todos nós”, finalizou o juiz Sudbrack.