Cooperação internacional é tema de encontro entre chanceler brasileiro e o presidente do STF

20/06/2008 19:10 - Atualizado há 12 meses atrás

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fez uma visita de cortesia ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, na tarde desta sexta-feira (20). Ao final do encontro, o chanceler disse aos jornalistas que aproveitou a oportunidade para reiterar a intenção do Itamaraty em atuar em parceria com o STF nos temas que dizem respeito à cooperação internacional.

“O Brasil tem um sistema jurídico muito desenvolvido comparado com outros países em desenvolvimento”, disse Amorim. Citando o apoio dado por Gilmar Mendes ao sistema judiciário do Equador, quando ainda era vice-presidente da Corte, o chanceler afirmou que o Brasil tem grande potencial para ajudar outros países nessa área.

União Européia

Sobre a notícia de que a União Européia começaria a restringir a permanência de imigrantes nos seus países-membros, o ministro ressaltou que o Itamaraty divulgou uma nota oficial, na quinta-feira (19), lamentando o fato. O Brasil acolheu os imigrantes europeus no momento em que o continente passou por dificuldades, e nunca teve uma visão restritiva, frisou. “Era isso que nós queríamos, uma visão semelhante”.

Ele defendeu, entre outras medidas, a eliminação dos subsídios na produção de alimentos por parte dos governos dos países desenvolvidos. Amorim explicou que esse subsídio acaba prejudicando a produção nos países pobres, fazendo com que as pessoas, sem outras opções de sobrevivência, acabem imigrando.

MB/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.