Constituição Federal e 200 anos do Poder Judiciário são temas de programa da TV Justiça
A programação da TV Justiça apresenta hoje (9), às 21h30, duas importantes comemorações: os 20 anos da Constituição Brasileira e os 200 anos do Poder Judiciário independente no Brasil.
Nessa viagem pela história, o programa "Repórter Justiça" ressalta que a promulgação da Constituição de 1988 anunciava o início de um novo tempo para o povo brasileiro, trazia a consolidação dos direitos do cidadão e encerrava uma era de censura. "Só é cidadão quem ganha justo e suficiente salário, quem lê e escreve, quem mora, quem tem hospital e remédio, quem tem lazer", foram as palavras do presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães em 1988, inspiradas pelo espírito que tomava conta daqueles que trabalhavam nas novas páginas da Carta Magna. “O Ministério Público ganhou status diferente e ganhou uma independência muito importante em 88”, lembra o ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral, citando os benefícios que a nova Constituição trouxe aos diversos segmentos da sociedade.
Para falar sobre o tema, o "Repórter Justiça" visitou a exposição "O Supremo e o Cidadão", que está instalada na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Documentos, fotos dos prédios que sediaram a mais alta Corte do Brasil em suas diversas fases, vídeos e processos que resistiram ao tempo ajudam a contar a história do esforço do órgão máximo da Justiça na garantia dos direitos constitucionais dos brasileiros.
O Repórter Justiça é exibido na sexta-feira, às 21h30, com reprises no sábado, às 19h, domingo, às 19h30 e quarta-feira, às 20h30.
Fonte: TV Justiça