Conheça o Canal Ponto Jus da TV Justiça
Dedicado à disseminação do conhecimento jurídico, o canal que inaugurou o sistema de multiprogramação da TV Justiça – o Ponto Jus – está no ar há um ano. Nesse período, já são mais de 15 mil horas de programação da TV Justiça, veiculada de forma didática e sistematizada. Entre os principais programas estão Saber Direito, Caderno D e Prova Final, que integram o acervo da emissora voltado para o aprendizado.
A multiprogramação é um recurso da nova tecnologia de transmissão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T), que, diferentemente das transmissões analógicas convencionais de televisão, suporta diversas transmissões digitais simultâneas.
A programação do canal permite ao telespectador acompanhar assuntos sobre todas as áreas do Direito por meio de programas que promovem discussões de forma didática e acessível, além de proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos jurídicos. A sequência dos programas, que explicam gradativamente todos os ramos do Direito, está organizada por temas.
O sinal do Canal Ponto Jus é gerado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília-DF, e pode ser sintonizado por meio dos canais digitais: UHF 52 em Brasília-DF e UHF 64 em São Paulo-SP.
Para sintonizar é necessário que o telespectador configure o seu receptor digital (Set Top Box) ou conversor. Cada aparelho integrado a um televisor identificará, conforme sua configuração, o número do canal da TV Justiça.
Por exemplo, há receptores que, após selecionar a varredura automática dos canais, identificam o canal 52 Digital (TV Justiça) em Brasília/DF como canal 53-1, com o canal TV Justiça Ponto Jus identificado como 53-2.
No Estado de São Paulo, após o mesmo procedimento de varredura automática dos canais, há receptores que identificam como canal 64-1 (TV Justiça) e canal 64-2 (TV Justiça – Ponto Jus).
TV Justiça
A TV Justiça é um canal de televisão público coordenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cujo objetivo é aproximar os cidadãos do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia.
A TV trabalha na perspectiva de informar, esclarecer e ampliar o acesso à Justiça, buscando tornar transparentes as ações e decisões do Judiciário. O propósito maior da emissora é levar ao ar programas que exponham uma visão de conjunto da Justiça, com toda a diversidade que ela comporta.
DV/LL