Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

17/04/2015 19:50 - Atualizado há 8 meses atrás

Sexta-feira, 17/4

20h30 – Iluminuras
O programa recebe, no primeiro bloco, o escritor e economista Franklin Moreira, presidente de uma Fraternidade Espírita que comanda a editora do grupo. Ele fala sobre seu livro de estreia, “Culto do Evangelho no Lar”, e conta que redescobriu a espiritualidade aos 13 anos, por meio de um livro encontrado na lixeira – a história de um hipnoterapista que fazia regressões de vivências passadas. No segundo bloco, a conversa é com a advogada Susana Bruno. Autora de dois livros (Conciliação e Novas tendências do Direito das Famílias), ela lembra que a escolha pela faculdade de Direito teve bastante influência da família – o pai era procurador de Justiça e o avô também era jurista. O gosto pela literatura é outra paixão que nasceu em casa, com tio, pai e avô escritores.
Representações: 18/4, às 11h; 19/4, às 11h30; 20/4, às 21h; 21/4, às 22h30; 22/4, às 22h30; e 23/4, às 7h.

Sábado, 18/4

8h – Saber Direito Debate
O professor, advogado e escritor Sergio Henrique Salvador, especialista em Direito Previdenciário, fala sobre Direito Previdenciário, tema do curso ministrado durante a semana, e sobre sua vida profissional, apresentando dicas de material didático sobre o assunto.
Os interessados em participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.
Reapresentações: 18/4, às 19h; e 19/4, às 10h e às 23h.

10h – Saber Direito Responde
Sérgio Henrique Salvador responde perguntas de alunos de Direito e aborda temas ligados ao Regime Geral da Previdência, como o limbo jurídico e a questão da Tutela Antecipada no caso de recusa do INSS quanto à eficácia da sentença trabalhista.
Os interessados em participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail saberdireito@stf.jus.br.
Reapresentações: 18/4, às 17h; e 19/4, às 0h e 15h.

12h30 – Fórum
A invasão de terras da União, estados e municípios com intenção de ocupação é crime, mas acontece com frequência em várias regiões do país. A Lei 4.947/1966 estabelece normas de Direito Agrário e dispõe sobre o sistema de organização e funcionamento do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, o IBRA. A Lei 6.766/1979 trata do parcelamento do solo urbano, normatiza os requisitos urbanísticos para loteamento e desmembramento e estabelece regras da escritura. O programa aborda o tema com a participação de Júlio Edstron, mestre em Direito Internacional e Econômico, e Sandra Márcia Nascimento, mestre em Direito.
Reapresentações: 19/4, às 18h; 20/4, às 11h30; 21/4, às 9h30; 22/4, às 11h; e 23/4, às 12h.

20h – Meio Ambiente por Inteiro
Diretamente de um posto de combustíveis, a equipe do Meio Ambiente por Inteiro aborda os perigos da gasolina e de outros produtos. Roberto Jardim, coordenador executivo de um posto de gasolina no Distrito Federal, explica os procedimentos para evitar acidentes graves, como explosões. O advogado e fiscal da Agência Nacional de Petróleo (ANP) Antônio Henrique Vaz Santos e a bióloga e especialista em Regulação da ANP Cynthia Rodor de Oliveira Martins participam, no estúdio, de debate sobre produtos inflamáveis e seu impacto no meio ambiente. E, com a ajuda do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o programa esclarece dúvidas e dá dicas para evitar acidentes com o gás de cozinha.
Reapresentações: 19/4, às 8h; 20/4, às 18h; 21/4, às 10h; 22/4, às 12h30; e 23/4, às 12h.

21h30 – Repórter Justiça
Uma força militar com 100 anos de história. A Artilharia Divisionária da primeira divisão, conhecida como AD1, é uma organização do Exército brasileiro que surgiu em 1915 com a missão de defender o país em tempos de guerra. A unidade foi criada durante intensa disputa de territórios e interveio em grandes operações, e se destacou, principalmente, pelo apoio de fogo na II Guerra Mundial. Na época, a Força Expedicionária Brasileira voltou vitoriosa dos campos de combate na Itália. A Força Aérea Brasileira, ou Aeronáutica, foi criada em 1941 é tornou-se uma instituição imprescindível para o desenvolvimento do Brasil. Naquela época, era difícil chegar a determinadas regiões do país, a não ser pelo céu. Foi a Força Aérea Brasileira (FAB), que deu origem a diversos aeroportos brasileiros, construindo bases militares com pistas de pouso que, mais tarde, evoluíram para terminais de aviação. A história da Marinha brasileira se mistura com a do reino de Portugal. Ela foi criada em 1808, com a vinda da primeira frota portuguesa, e recebeu o nome de Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos. Ao longo dos anos, a força teve importante participação na história. No primeiro século de existência, foi destaque na guerra do Paraguai. “A Marinha do Brasil teve participação significativa na Guerra do Paraguai”, lembra o comandante Glatthardt, da Marinha brasileira. Essa e outras histórias estão no Repórter Justiça desta semana.
Reapresentações: 19/4, às 11h; 20/4, às 12h; 22/4, às 19h; 23/4, às 22h30; e 24/4 às 7h30.

Domingo, 19/4

20h – Refrão
Violinista, bandolinista e compositor nascido em Nova York e morador de Brasília há cinco anos, Ted Falcon, o entrevistado desta semana, teve sua origem musical no jazz, mas a música popular brasileira despertou grande paixão. Ele tem sete CDs gravados e participações em outros trabalhos. Cada processo de produção é resultado de um momento do instrumentista, que passeia com facilidade entre os diversos ritmos da música popular brasileira. Retratos Abstratos é o nome de seu mais recente trabalho, em parceria com o também instrumentista Félix Júnior. O CD autoral e totalmente independente é uma coletânea das possibilidades da música brasileira e mostra o violino em diferentes gêneros nacionais, como Baião, Choro, Xote, Samba, Maxixe e Frevo.
Para entrar em contato com a produção do programa, envie e-mail para refrão@stf.jus.br.
Reapresentações: 20/4, às 13h30; 21/4, às 11h30; 22/4, às 10h; 23/4, às 19h; e 24/4, às 18h.

Segunda, 20/4, a sexta-feira, 24/4

8h – Saber Direito Aula
O tema do curso da semana é Direito Ambiental. A professora Daniela Lara, especialista em recuperação ambiental, fala sobre as áreas de preservação permanente e as unidades de conservação, a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e sobre os órgãos que o compõem, as reservas ecológicas, as unidades de conservação de uso sustentável e o Princípio do Equilíbrio. Daniela Lara Martins é advogada, professora de Direito Ambiental e analista Ambiental.
Para participar das gravações escreva para a nossa equipe: saberdireito@stf.jus.br
Reapresentações: Segunda a sexta-feira, às 23h30.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.