Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana
Sexta-feira, 10/8
20h30 – Iluminuras
O programa recebe convidados para discutir a depressão no campo da literatura: a advogada Thaís Dumêt, o psiquiatra Antônio Geraldo, a escritora Cinthia Kriemler e a professora de literatura Michelle Alvarenga. O assunto está presente na vida de todos os convidados. Cinthia fala sobre sua obra “Todos os abismos convidam para um mergulho”. O psiquiatra desmistifica a depressão em seu livro “Depressão: coleção teoria e clínica”. Thaís Dumet apresenta o resultado de um trabalho de pesquisa na obra “História de um silêncio eloquente: construção do estereótipo feminino e criminalização das mulheres no Brasil”.
Reapresentações 19/8, às 20h30; 20/8, às 18h; 21/8, às 22h e 22/8, às 13h30.
21h30 – Em Cartaz – “Primeiro Assalto ao Trem Pagador”
Em 24 de outubro de 1909, na região do Contestado (SC), onde mais tarde se tornaria o município de Pinheiro Preto, José Antônio de Oliveira, o destemível Zeca Vaccariano, entrou para a história como o executor do primeiro assalto a um trem pagador. De assaltante a homem da lei, a lenda do precursor atentado contra pagadores fez do km 152 da ferrovia São Paulo – Rio Grande, um marco na historiografia ferroviária mundial. A história real, misturada com elementos de dramatização, é contada no filme de Ernoy Mattiello, com coprodução de Vilmar Miguel Sartori e de João Paulo Dantas.
Reapresentações: 21/8, às 22h30; e 22/8, às 22h30.
Sábado, 11/8
8h – Saber Direito Profissão
O advogado e professor de Direito Constitucional André Alencar dá dicas para quem quer seguir a carreira no Direito Profissional, como é o mercado de trabalho na área e fala um pouco da sua trajetória profissional.
Reapresentações: 18/8, às 23h30; 19/8, às 8h e 23h30.
8h30 – Saber Direito Responde
André Alencar trata da disposição das emendas à Constituição dentro do ordenamento jurídico, das principais características das emendas, seu processo básico de elaboração e os efeitos que uma Emenda Constitucional nova produzem no ordenamento jurídico já existente.
Reapresentações: 18/8, às 14h30; 19/8, às 8h30 e 20/8, às 0h.
9h – Academia
Estado democrático de Direito, centralidade da pessoa humana e o princípio da adequação setorial negociada na negociação coletiva trabalhista são assuntos tratados na dissertação da mestra em Direito Evellyn Coêlho. O trabalho será debatido pelas mestras em Direito Fernanda da Rocha Teixeira e Renata Guerra.
Reapresentações: 19/8, às 9h; 20/8, às 9h; 22/8, às 9h.
12h30 – Meio Ambiente por Inteiro
O programa destaca a importância das startups que ajudam a manter a saúde da natureza. Especialistas da Embrapa falam sobre o uso de aplicativos na plantação de grãos. Também vamos mostrar o desenvolvimento de uma levedura que consome glicerina, principal resíduo contaminante do biodiesel, e que se transforma em bioplástico. Outra novidade é a Lavô, aplicativo de lavagem de carros que dispensa o uso de água. Confira, ainda, a praticidade oferecida pela Ubaia: uma plataforma de compra de alimentos orgânicos e produtos benéficos à saúde com entregas em domicílio.
Reapresentações: 19/8, às 11h; 20/8, às 12h; 21/8, às 13h30; 22/8, às 12h; 23/8, às 12h30 e 24/8, às 18h.
14h – Artigo 5º
O programa discute as regras vigentes para clínicas de reabilitação de dependentes químicos. O tema tem por base denúncias de violações de direitos humanos em comunidades terapêuticas vistoriadas em cinco regiões do país.
A ação foi coordenada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal, em conjunto com o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e com o Conselho Federal de Psicologia (CFP). O documento aponta privação de liberdade, trabalhos forçados e internação de adolescentes. A subprocuradora-geral da República e procuradora federal dos Direitos do Cidadão Deborah Duprat e o psicólogo Lúcio Costa, perito do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, são os convidados do programa.
Reapresentação: 19/8, às 14h.
18h30 – Repórter Justiça
O programa mostra as dificuldades de quem não enxerga e exemplos de superação. Segundo o IBGE, mais de 6% da população possui deficiência visual. Confira a aprovação de leis no país que incentivam a contratação e exigem uma quantidade mínima de trabalhadores com deficiência.
Reapresentações: 19/8, às 18h30; 20/8, às 20h30; 21/8, às 21h e 23/8, às 20h30.
20h – Direito Sem Fronteiras
O programa vai falar sobre os efeitos da crise na Venezuela, que tem como um dos principais indicadores o aumento do número dos pedidos de asilo em outros países. O aumento foi de 155% em relação ao ano passado, chegando a 12 mil pedidos de proteção. O êxodo de venezuelanos é preocupante a ponto de o Estado de Roraima ter pedido o fechamento da fronteira com o país. Para debater o assunto, convidamos André Pires Gontijo, professor e doutor em Direito Internacional, e Gustavo Zorteia, defensor público federal e especialista em Migração e Refúgio.
Reapresentação: 19/8, às 20h.
21h – Via Legal
Pedidos de aposentadoria, pensão, correção de benefícios: são milhares de processos previdenciários que aguardam decisão na Justiça Federal, em São Paulo. Para diminuir essa espera, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região fez um mutirão e fechou vários acordos. O trabalho contou com a ajuda da Advocacia-Geral da União, representante do INSS. Cerca de 14 mil processos já foram analisados e encaminhados para conciliação. Na maioria dos casos são ações que questionam o índice de correção monetária dos pagamentos. Esse é o tema de uma das reportagens do programa, que mostra decisões da Justiça Federal em todo o país.
Reapresentações: 19/8, às 16h; e 21/8, às 12h.
Domingo, 12/8
10h30 – Link CNJ
O programa entrevista o juiz Ben-Hur Viza, coordenador do Núcleo da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, que fala do combate à violência de gênero. Quase 200 juízes, promotores, advogados e policiais participaram da Jornada Maria da Penha, em Brasília, e apontaram recomendações para acelerar as investigações, a tramitação de processos e os julgamentos de feminicídios.
Reapresentação: 21/8, às 7h30.
21h30 – Refrão
O pianista e maestro João Carlos Martins é a atração da semana. Ele tocou nas principais salas de concerto do mundo. Entretanto, no auge da fama, quando jogava futebol, sua outra paixão além da música, caiu sobre o próprio braço. O acidente o privou dos movimentos da mão. João Carlos passou por cirurgias, dolorosas sessões de fisioterapia e injeções na palma da mão. Recuperou-se e voltou ao piano e às melhores salas de concerto. Mas sua persistência voltaria a ser testada anos depois. João Carlos foi assaltado na Bulgária e violentamente agredido, como consequência teve afetado o movimento de ambas as mãos. Afastou-se do piano, mas não da música, e aos 63 anos de idade foi estudar regência. Dois anos depois, regia a Orquestra Inglesa de Câmara, em Londres.
Reapresentações: 20/8, às 13h30; 21/8, às 21h30; 22/8 às 22h; 23/8, às 13h30; e 24/8 às 21h30.
Fonte: TV Justiça