Confira os destaques da programação de fim de semana da Rádio Justiça

14/08/2009 20:13 - Atualizado há 9 meses atrás

Regra do Jogo traz os detalhes do Encontro Nacional Esportivo-Trabalhista

Os temas mais polêmicos do mundo jurídico-desportivo estarão em debate no 2º. Encontro Nacional Esportivo-Trabalhista, que acontece entre os dias 20 e 21 deste mês, no Tribunal Superior do Trabalho. Confira a programação e a importância desse debate, na entrevista com o organizador do evento, ministro Caputo Bastos e o colunista Domingo Sávio Zainaghi. Já o quadro Paixão Nacional traz a advogada trabalhista Cristianne Haik, torcedora do São Paulo. Regra do Jogo, neste sábado (15) às 14h, com reapresentação no domingo (16) às 20h30.
   
Com base no filme “O Contador de Histórias”, Folhetim fala sobre a política de recuperação de menores

Baseado em fatos reais, o filme “O Contador de Histórias”, de Luiz Villaça relata a vida de Roberto Carlos Ramos, um garoto cheio de vida que, aos seis anos de idade, foi enviado por sua mãe para uma recém-inaugurada unidade da FEBEM. A família enfrentava dificuldades financeiras e a propaganda na televisão indicava que a instituição preparava crianças para o futuro. No entanto, o menino Roberto logo percebeu que para sobreviver naquele lugar precisava ser esperto e, os únicos momentos de aconchego que encontrava eram nos dias de visita da família. Acompanhe nesta edição uma discussão sobre a política de recuperação de menores infratores no país. Será que realmente o trabalho desenvolvido com o interno o prepara para voltar a viver na sociedade. Folhetim, neste sábado (15), às 14h30, com reapresentação no domingo (17), às 12h.

Na Trilha da Vida recebe a advogada e tradutora Mariene Vasconcelos Advogada e tradutora juramentada,
Mariene Vasconcelos Wasa-Rodig, nasceu em Campina Grande (PB), em 1952. Formada em Direito, foi aprovada em um concurso para juiz, mas nunca chegou a assumir o cargo. O país vivia em plena ditadura militar e o seu ingresso foi impedido por ser considerada subversiva. Depois disso, resolveu deixar o país. Morou na França e na Alemanha, conheceu a China e finalmente voltou ao Brasil. Conheça a trajetória dessa tradutora juramentada Mariene Vasconcelos no programa Na Trilha da Vida, neste sábado (8) às 9h e reprise às 21h.

Jornal da Justiça: questões trabalhistas e os 20 anos de Celso de Mello no STF em destaque

Em causa de natureza trabalhista não existe imunidade de jurisdição. Esse foi o entendimento dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho em ação proposta por ex-empregada da ONU/PNUD – o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Caberá ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal julgar a decisão. Acompanhe os detalhes no Jornal da Justiça que ainda destaca: Ministério Público Federal de Santa Catarina denuncia trabalho escravo envolvendo indígenas. Sessenta índios foram encontrados em condições análogas a de escravos no município de Herval do Oeste. Eles eram aliciados na Terra Indígena Chapecó, município de Ipuaçu, para trabalharem com corte e desgalho de pinus e eucalipto. Dois empresários foram denunciados. Confira ainda nesta edição um especial sobre os 20 anos de Celso de Mello como ministro do Supremo Tribunal Federal. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (17), às 6h. 
 
Hora Legal: o direito dos pais no cancelamento das aulas

Em função da pandemia da gripe A, muitas escolas adotaram a política de cancelamento de aulas, uma vez que as crianças estão no grupo de risco. A medida se deu tanto na rede pública como na particular, em todos os níveis. Mas, os pais reclamaram, pois muitos não têm condições de ficar com os filhos pequenos ou mesmo custear quem possa cuidar deles neste período. Confira no Hora Legal o que prevê a legislação nesse sentido, na entrevista com o professor da Escola da Magistratura do Paraná e juiz substituto do Tribunal de Justiça do Paraná, Fernando Knoerr. Já o promotor de Justiça do MP/PE e consultor da Rádio Justiça, Dr. Francisco Dirceu Barros explica um pouco mais sobre as ramificações do Direito processual Penal. Hora Legal, nesta segunda-feira (17), às 8h.

Justiça em Movimento explica como se defender do abuso do telemarketing

As empresas de telemarketing se transformaram numa espécie de fórmula mágica para aqueles que querem vender seu produto, mas não sabem como. No entanto, as insistentes ligações, em qualquer dia da semana e em qualquer horário, irritaram tanto os consumidores, que muitos começaram a registrar reclamações nos Procons. Por conta disso, em São Paulo e Brasília, por exemplo, quem quer ficar livre das ligações indesejadas basta pedir para incluir o número num cadastro para bloqueio das ligações. Para inibir o descumprimento a lei, estão previstas sanções, como multa, por exemplo. Justiça em Movimento, nesta segunda-feira (17), a partir das 10h40.

A validade dos concursos públicos é tema do Direito Direto

Ingressar na carreira pública é o sonho de muitos brasileiros. A garantia de estabilidade e, de pagamento certo, torna os concursos cada vez mais concorridos. No entanto, muitos se preocupam quanto ao prazo de convocação para preenchimento das vagas. O edital traz sempre o período de validade do concurso e, passado esse período ele caduca. Mas, será que o mesmo ocorre se todas as vagas anunciadas não forem preenchidas? Decisão do Superior Tribunal de Justiça indica que quem promove o concurso tem o dever de preencher todas as vagas ofertadas, independente do prazo de chamada. Direito Direto, nesta segunda-feira (17), a partir das 14 horas.

Espaço Forense debate as regras para ingresso na magistratura

Desde maio deste ano, as regras para os concursos públicos para ingresso na magistratura foram uniformizadas. Devem ter cinco etapas, com quatro tipos de provas: uma seletiva, duas escritas, sendo uma discursiva e outra prática de sentença, oral e avaliação de títulos. Além disso, acrescentou novas matérias, como Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética, Filosofia e Teoria Geral do Direito e da Política. Todas as inovações constam na Resolução 75/2009, do CNJ e estarão em debate no Espaço Forense, nesta segunda-feira (17), a partir das 17 horas.

Radionovela “A Alma do Negócio” fala sobre os direitos do consumidor

Levi é o dono de uma loja de biscoitos que não vê a sombra de um cliente há muito tempo. Com a intenção de ajudá-lo, Gerusa, sua cunhada, o aconselha a procurar Carlito, funcionário de uma agência de publicidade. O objetivo, claro é promover os biscoitos, atrair a clientela e aumentar o faturamento. O problema é que o publicitário não está muito preocupado em respeitar os direitos do consumidor. Acompanhe a radionovela “A Alma do Negócio”, pela Rádio Justiça, em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Rádio Justiça

Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
  
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.