Confira a programação do Caderno D para esta semana
O "Caderno D" é um programa que exibe palestras inéditas, diariamente de segunda a sexta, às 8 horas, pela TV Justiça.
Nesta semana, o programa continua com a exibição da Audiência Pública sobre Políticas de Ação Afirmativa para reserva de vagas no ensino superior. O ministro Ricardo Lewandowski foi o mediador das palestras realizada pelo Supremo Tribunal Federal.
A decisão do STF, de abrir o debate, surgiu para ajudar a julgar duas ações movidas sobre o sistema de cotas nas universidades públicas. Durante três dias, especialistas apresentaram suas opiniões sobre o sistema de cotas nas universidades. Entre os participantes, a professora Flávia Piovesan, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, que explica a compatibilidade das cotas com o sistema constitucional brasileiro.
O representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Marcos Antonio Cardoso, defendeu as políticas de ação afirmativa. Em seguida, o juiz da 2ª Vara Federal de Florianópolis Carlos Alberto da Costa Dias falou sobre a dificuldade de identificação do negro.
E ainda, o representante do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (MPMB) e da Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA), Helderli Fideliz Castro de Sá Leão Alves que explica, durante a audiência, os sistemas classificatórios de cor, raça e etnia e entidades de ensino de vários estados, dirigentes de escolas e alunos que apresentam suas posições.
O "Caderno D" vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 8h.
Fonte: TV Justiça