Confira a programação da TV Justiça para este fim de semana
Darcy Derenusson é destaque no programa Refrão
Inspirado nos festivais de música dos anos 60, o carioca Darcy Derenusson, convidado do programa Refrão desta semana, se lançou como músico ainda na adolescência. “Em cada festival, parecia que as pessoas lutavam pra ter uma música melhor; cada artista que ganhava o concurso virava um astro na época. No meu caso, toda vez que eu via um festival desse, me dava muita vontade de fazer música”, lembra o cantor, que fez parte de grupos musicais, entre eles o Blues Banana. Além de cantar, Derenusson se aventura desde cedo na criação de composições.
No quadro Pauta Musical, a partir da canção Grito de Paz, de autoria de Derenusson, o advogado e professor de Direito Eleitoral Bruno Rangel conversa sobre eleições. “O instrumento de protesto mais legítimo que a população tem é o voto. A busca por informações dos candidatos seria o principal elemento para interromper um círculo vicioso que existe. No momento do voto, o povo se omite – e a omissão não é por não votar, é por votar de forma omissa, sem buscar saber o histórico dos candidatos -, e depois também não sabe em quem votou no exercício do mandato”, destaca Rangel.
O programa será exibido no domingo, às 20h, e reapresentado na segunda-feira, às 13h30; na terça-feira, às 11h30; na quarta-feira, às 20h; na quinta-feira, às 09h30; e na sexta-feira, às 18h.
Simão, o caolho é o destaque da Sessão Cinemateca
O longa metragem "Simão, o caolho" é o destaque da Sessão Cinemateca Brasileira nesta semana. O filme é uma divertida crônica sobre a cidade de São Paulo do século XX e um tributo ao jornalista e escritor Galeão Coutinho, profundo observador de sua época, morto em acidente aéreo no início dos anos 1950.
Em uma São Paulo provinciana, encontramos Simão, homem franzino, metido a galanteador e dominado pela mulher, dona Marcolina. Oprimido, sem liberdade nem dinheiro, ele vive lamentando a falta que lhe faz um olho. Simão vê e vive pela metade. Ele também tem o sonho de que o amigo inventor, Santo, desenvolva um aparato que lhe restitua a visão por inteiro.
Seu único divertimento, ou válvula de escape, é tomar café com os amigos no boteco da esquina enquanto joga todo charme para a atendente da charutaria. Este é o primeiro filme do diretor Alberto Cavalcanti realizado no Brasil após uma sólida carreira no cinema europeu. O papel-título de "Simão, o caolho", ficou com o ator cômico Mesquitinha. O filme é tido como um riquíssimo documentário de um período de profundas transformações que mudaram a história da cidade de São Paulo e do país.
A classificação indicativa do filme é de 14 anos e pode ser assistido na TV Justiça nesta sexta-feira, às 21h, e no sábado e no domingo, às 23h.
Academia debate globalização no Direito do Trabalho
A dissertação “O impacto da globalização no Direito do Trabalho na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988" é o tema do programa Academia desta semana. O estudo do mestre em Direito Internacional Econômico James Corrêa Caldas examina o momento político da elaboração da Carta de 1988 – no Brasil e no mundo -, o impacto das normas internacionais, a crise no Direito do Trabalho ante a globalização e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e seus efeitos na ordem jurídica laboral.
O doutorando em Ciências Jurídicas e sociais pela Universidade do Museo Social Argentino (UMSA), em Buenos Aires, José Augusto Lyra, e o mestre em Direito e Economia de Organizações Internacionais pela Universidade Warwick, na Inglaterra, Cadmo Soares Gomes falarão sobre o estudo.
Para participar, envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br. O Academia vai ao ar neste sábado, às 21h, e será reapresentado no domingo, às 10h; na segunda-feira, às 12h30; na quarta-feira, às 19h30; na quinta-feira, às 10h, e na sexta-feira, às 9h.
Repórter Justiça fala sobre acesso à cultura
No Brasil, os direitos de acesso à produção cultural e aos seus resultados sociais estão garantidos pela Constituição Federal. O programa Repórter Justiça desta semana aborda as maneiras como os brasileiros se expressam, incentivam e difundem as manifestações culturais, tão presentes no nosso cotidiano.
Mas afinal, o que é cultura? Os conceitos variam e são bem abrangentes, como explica a professora de comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Tânia Montoro: “são todas as práticas da relação do homem com a natureza e na relação do homem com os outros homens. Então, estas práticas quando eu estou conversando com você eu também estou fazendo cultura, eu também estou vivenciando cultura”.
O programa mostra ainda exemplos de atividades que, além de servir como entretenimento e diversão, ajudam a manter a identidade do país. O Boi do seu Teodoro, por exemplo, traz à Brasília um pouco de uma festa típica do Maranhão. Confira também algumas iniciativas que surgem dentro de pequenas comunidades e atividades que estimulam jovens a se expressarem por meio da arte e do esporte. “É interessante porque você fica conhecendo outras culturas. Porque dançar é cultura, é sabedoria, é estudo”, reconhece Samuel Barbosa, instrutor de dança.
O Repórter Justiça mostra ainda alguns mecanismos criados para incentivar produtores, como a Lei Rouanet, além de políticas que buscam ampliar o público das obras culturais.
O programa vai ao ar neste sábado, às 21h30, e será reapresentado no domingo, às 11h; na segunda-feira, às 12h; na terça-feira, às 19h; e na quarta-feira, às 22h30.
Fórum trata da legalização de estrangeiros no Brasil
Eles chegam ao Brasil em busca de novas oportunidades e alguns optam por entrar no país sem documentos ou visto. Como o Brasil tem lidado com essa situação e quais são as principais ações relacionadas à legalização de estrangeiros? Esse é o tema do programa Fórum desta semana, que recebe o professor de Relações Internacionais Creomar de Souza para falar sobre o tema.
O programa mostra os diferentes processos de legalização pelos quais passam os estrangeiros e explica que no caso dos países integrantes do Mercosul o trâmite é diferenciado, como explica o secretário Nacional de Justiça e convidado do programa, Paulo Abrão: “de algum modo, [nossos vizinhos] são beneficiados pelo Acordo de Residência do Mercosul que foi ampliado também para os países associados. O que vejo de mais importante é hoje discutirmos a possibilidade de alinhar a legislação, o nosso marco regulatório à nova realidade”.
Nesta edição, o Fórum explica como funcionam os meios usados pelo país para legalizar os estrangeiros, como o Brasil recebe essas pessoas e as vantagens da legalização. Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br
O Fórum vai ao ar neste sábado, às 12h30, e será reapresentado no domingo, às 18h; na quarta-feira, às 11h, e na quinta-feira, às 12h.
Meio Ambiente por Inteiro fala sobre transtornos causados pelas chuvas
Todos os anos a mesma coisa se repete: na época das chuvas, muitos estados sofrem com os alagamentos, enchentes e desabamentos. Pessoas morrem soterradas e famílias perdem suas casas. Mas o que causa esses desastres e como eles podem ser evitados? Para falar sobre o assunto, o programa Meio Ambiente por Inteiro recebe a integrante da comissão de Direito Ambiental da OAB-DF, Ludmyla Castro e Moura, e a professora do departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), Ercília Torres.
Dentre os alertas feitos, as convidadas destacam a importância da retirada de famílias que vivem em áreas de risco e a possibilidade de prever esse tipo de desastre ambiental a partir de estudos climáticos. Além disso, é fundamental intensificar a abrangência de programas governamentais que visem informar a população sobre os riscos das fortes chuvas.
O Meio Ambiente por Inteiro vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30.
Fonte: TV Justiça