Confira a programação da TV Justiça para este fim de semana
Repórter Justiça mostra como é difícil se locomover nas cidades brasileiras
O programa Repórter Justiça desta semana vai mostrar os problemas enfrentados todos os dias por quem precisa usar o transporte público no Brasil. A circulação de carros, motos e ônibus fica mais complicada com o passar do tempo e Brasília, por exemplo, que tinha frota de 530 mil carros em 1997 hoje tem 1,3 milhão. Em todo o Brasil, já são 27 milhões de veículos.
Existem alternativas que estão sendo colocadas em prática em algumas capitais brasileiras. Uma delas é um sistema de coletivos que opera como o metrô nas ruas e avenidas do Rio de Janeiro e de Curitiba. As bicicletas também estão ganhando espaço nas cidades com a construção de ciclovias. O urbanista Nazareno Stanislau diz que há estudos sobre o sistema de bicicleta pública.
O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e será reapresentado no domingo, às 11h; na segunda-feira, às 12h; na quarta-feira, às 19h; e na quinta-feira, às 22h30.
O quinteto Reggae a Semente participa do programa Refrão
Reggae a Semente é o lema e também o nome da banda convidada desta semana do programa Refrão. Sempre em busca de uma mensagem positiva focada no amor, o quinteto investe em ritmos que vão da Música Popular Brasileira, passando pelo R&B, até chegar ao Ska. O grupo conversa sobre o novo trabalho, o CD “Montanha da Vida”, além de relembrar o início da trajetória artística.
E no quadro Pauta Musical, a vice-presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr), Maria Dilma Alvez Teodoro fala sobre transtornos de personalidade a partir da canção “O que há de ser”, de autoria do grupo.
O Refrão será exibido neste domingo, às 20h, e reapresentado na segunda-feira, às 13h30; na terça-feira, às 11h30; na quarta-feira, às 20h; na quinta-feira, às 9h30; e na sexta-feira, às 18h.
Academia debate “Cláusulas de Exoneração e de Limitação de Responsabilidade”
Os profissionais atuantes em negociação de contratos, como aqueles referentes à execução de obras de infraestrutura ou de alta tecnologia, sabem que uma das cláusulas mais difíceis a negociar é a da exclusão do dever de indenizar determinados danos. Outra grande dificuldade é a limitação do valor da indenização em caso de descumprimento ou cumprimento parcial do contrato.
Esse é o assunto da tese de doutorado que será debatida no Academia desta semana. O estudo é de Wanderley Fernandes e foi apresentado na Universidade de São Paulo (USP) para obtenção do título de doutor em Direito.
Os convidados do programa são: Paulo Roque Khouri, advogado especialista em Direito do Consumidor, e o advogado civilista e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Bernardo de Alencar Araripe Diniz.
Você também pode apresentar sua tese ou dissertação no programa Academia. Mande seu trabalho pelo e-mail academia@stf.jus.br
O programa será exibido neste domingo, às 21h, e reapresentado na segunda-feira, às 10h; na terça-feira, às 12h30; na quarta-feira, às 19h30; na quinta-feira, às 10h; e na sexta-feira, às 9h.
Meio Ambiente por Inteiro fala sobre o fenômeno da desertificação
Dia 17 de junho é o dia mundial de combate à desertificação e à seca. Aqui no Brasil, 11 estados possuem áreas susceptíveis à desertificação. Este fenômeno ocorre a partir da degradação de terras secas por causa de variações climáticas e das atividades humanas. Para falar sobre o tema, o programa Meio Ambiente por Inteiro recebe o coordenador de Recursos Naturais do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Gertjan Beekman, e o gestor governamental federal no Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Padilha.
Para a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, além de comprometer o equilíbrio ambiental do planeta, a desertificação é a causa de diversos problemas políticos e socioeconômicos como a pobreza, a segurança alimentar e as precárias condições de vida das populações que vivem nas regiões afetadas pelo fenômeno. Isto porque durante este processo, a vegetação se reduz ou acaba totalmente.
O solo perde as propriedades naturais e se torna infértil, o que causa a perda da capacidade produtiva. Além disso, com a formação de áreas áridas, a temperatura aumenta e a umidade do ar diminui. A formação de desertos também elimina a vida de milhares de espécies de animais, pois modifica radicalmente o ecossistema da região afetada.
O Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30.
CNJ em Ação reestreia com novo formato
A partir desta semana, a TV Justiça apresenta as notícias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em programa exclusivo. O programa CNJ em Ação está de volta com novo formato. Em destaque as principais decisões do Conselho, entre elas aposentadoria de juiz por embriaguez e a que mantém válida parte de concurso para ingresso na magistratura do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). O programa traz ainda detalhes sobre a nota técnica contrária à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 37, que define a investigação criminal como competência privativa das polícias federal e civil.
O CNJ em Ação também apresenta quadros especiais como o "Calendário", que trata dos eventos que vão marcar a semana. O "Tá na Rede" mostra como acessar informações do Conselho nas redes sociais e o quadro "Bastidores" traz uma entrevista com a conselheira Maria Cristina Peduzzi. A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) fala sobre sua atuação no CNJ e o aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT.
O programa traz, ainda, uma reportagem sobre a atuação do Poder Judiciário durante a Copa das Confederações. O CNJ criou juizados especiais para atender o torcedor nos aeroportos das cidades brasileiras que sediarão o evento.
O CNJ em Ação vai ao ar neste sábado, às 14h, e será reapresentado na segunda-feira, às 19h; na terça-feira, às 13h30; na quarta-feira, às 7h; e na quinta-feira, às 13h30.
Fonte: TV Justiça