Confira a programação da TV Justiça para este fim de semana

17/05/2013 16:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Escritor e ilustrador pernambucano fala de seu trabalho no Iluminuras

Um dos destaques entre ilustradores de literatura infantil e juvenil da atualidade está no programa Iluminuras desta semana. O pernambucano André Neves ilustra os livros que ele mesmo escreve e seu traço marcante e suas histórias delicadas são conhecidas por crianças e adultos do mundo inteiro. “Eu não faço um trabalho direcionado ao público infantil. O meu trabalho é feito para a criança que há dentro de cada um de nós, por isso é que ele conquista leitores de todas as idades”, conta André.

Na entrevista, o escritor fala também das influências que a cultura pernambucana, notadamente a de Recife (PE), onde ele nasceu e foi criado, exerce sobre seu desenho e sua paleta de cores.

No segundo bloco, o advogado e vice-presidente da Academia de Letras de Brasília (Acleb), Romildo Teixeira de Azevedo, fala da importância da literatura de cordel para a cultura popular brasileira e afirma que o universo lírico dos cordelistas ajuda a desenvolver na criança o gosto pela leitura. Ele explica que uma das características desse gênero literário são as mensagens de otimismo e a transmissão de valores universais.

Além disso, destaca o papel da Academia de Letras de Brasília na divulgação da Literatura produzida na capital do país. “Nós temos escritores aqui em Brasília produzindo literatura jurídica e de outros tipos que são de altíssimo nível”, afirma.

O programa vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h30, e será reapresentado no sábado, às 11h; no domingo, às 9h; na segunda-feira, às 21h; e na terça-feira, às 22h30.

Sessão Cinemateca apresenta um clássico do Cinema Novo

O filme desta semana na Sessão Cinemateca é "Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", dirigido pelo cineasta baiano Glauber Rocha. Ele foi um dos nomes mais importantes do Cinema Novo, movimento iniciado nos anos 1960.

Lançado em 1969, no auge da ditadura militar, o primeiro longa colorido do diretor tem influências do velho oeste americano e da literatura de cordel. O filme conquistou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes.

O cenário da trama é uma pequena vila onde aparece o cangaceiro Coirana, que se apresenta como a “reencarnação” de Lampião. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes vai à cidade para ver o cangaceiro. Outros personagens fazem parte do mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, o professor sem esperanças, o coronel delirante, o delegado ambicioso e uma linda mulher. No elenco, atores como Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana e Joffre Soares.

O filme será exibido nesta sexta-feira, às 21h, e reapresentado no sábado, às 23h; e no domingo, às 23h.

Banda Ataque Beliz é convidada do programa Refrão

Hip hop, soul e poesia fazem parte do repertório da banda Ataque Beliz, criada em 2001. Eles misturam ritmos e passeiam por vertentes da música negra, o funk, além de combinar ritmos brasileiros ao chamado jazz-rap. Essas variações rítmicas e poéticas estão presentes no primeiro álbum do grupo intitulado “Reconceito”. O disco com 22 faixas representa o processo de evolução de sonoridades da banda.

No quadro Pauta Musical, o professor de Direito da Universidade de Brasília (UnB) José Geraldo de Sousa Júnior analisa a música “A Rua”, composição do Ataque Beliz. Durante o bate papo o professor explica, no sentido de espaço público, o lugar que a rua ocupa no imaginário social.

O programa vai ao ar neste domingo, às 20h, e será reapresentado na segunda-feira, às 13h30; na terça-feira, às 11h30; na quarta-feira, às 20h; na quinta-feira, às 9h30; e na sexta-feira, às 18h.

Os direitos dos avós no programa Fórum desta semana

Desde 2011, o Código Civil garante aos avós o direito de convívio com os netos. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esse relacionamento também é um direito dos menores. No Fórum desta semana, o advogado Amaro Senna e a doutora em psicologia Júlia Bucher-Maluschke falam sobre como a legislação garante esse convívio e os efeitos benéficos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“Os avós representam a memória familiar que é de fundamental importância para a construção da identidade da criança”, explica Júlia Bucher-Maluschke. Para o advogado Amaro Senna, “a ancestralidade é um elemento essencial na formação psíquica e até mesmo profissional do indivíduo”.
 
Os dois entrevistados do Fórum abordam também as questões relacionadas ao novo papel dos avós na família moderna, principalmente quando os pais são separados, nas situações de conflito e quando ambos trabalham fora. Tudo isso e muito mais sobre o direito dos avós está no Fórum desta semana.
 
Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br.
 
O programa inédito vai ao ar neste sábado, às 12h30, e será reapresentado no domingo, às 18h; na segunda-feira, às 11h30; na terça-feira, às 9h30; na quarta-feira, às 11h; e na quinta-feira, às 12h.

O controle judicial dos fatos legislativos na jurisdição constitucional

No programa Academia desta semana, o mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) Paulo Frederico Rodrigues Paiva apresenta a dissertação “O Controle Judicial dos Fatos Legislativos na Jurisdição Constitucional”.

O objetivo do estudo foi investigar de que forma é feito o controle judicial dos fatos legislativos na jurisdição constitucional. A atividade foi analisada nos planos conceitual, político-institucional e funcional. A pesquisa destaca a atenção ao papel que exerce na operação do juízo de ponderação, com foco particular em suas modalidades mais comuns: juízo de adequação e juízo de necessidade.

Marco Aurélio Marrafon, presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional e professor de Direito e Pensamento Político da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), juntamente com Alvaro Ciarlini, professor doutor no assunto são os convidados para debater o trabalho.

Você também pode apresentar sua tese ou dissertação no programa Academia. Mande seu trabalho pelo e-mail: academia@stf.jus.br.

O programa vai ao ar neste domingo, às 21h, e será reapresentado na segunda-feira, às 10h; na terça-feira, às 12h30h; na quarta-feira, às 19h30; na quinta-feira, às 10h; e na sexta-feira, às 9h.

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre créditos de carbono

Um mercado voltado para a criação de projetos de redução da emissão de gases que provocam o aquecimento do planeta é o mercado de créditos de carbono, que surgiu com o Protocolo de Kyoto. A partir deste acordo internacional, os países desenvolvidos se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Quem consegue promover essa redução, tem direito a créditos de carbono e pode comercializá-los com outros países no mercado mundial. Para falar sobre o tema, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe a professora-adjunta do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB), Sabina Cerruto Ribeiro.

Ela explica que dentro do Protocolo de Kyoto existem mecanismos, como o de Desenvolvimento Limpo, que conta com a participação do Brasil: “dentro do protocolo de Kyoto existe o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas. Segundo esse princípio, países desenvolvidos têm maior responsabilidade histórica por esse aquecimento global e por isso eles é que deveriam ter as obrigações de reduzir as emissões. O Brasil é um país em desenvolvimento e por isso ele não possui meta”.

O programa vai mostrar ainda que, mesmo pessoas que não são obrigadas a reduzir suas emissões, também podem colaborar com a diminuição do aquecimento do planeta.

O Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.