Confira a programação da TV Justiça para este fim de semana

03/05/2013 15:30 - Atualizado há 9 meses atrás

Artista leva mensagem de conscientização por meio da música

Com embalos eletrônicos aliados ao rap, Ninne Ribeiro lança o disco "140 – BPM". O álbum, produzido por Ariel Haller, apresenta a versatilidade da artista baiana que começou a cantar ainda na adolescência. As músicas que fazem parte do trabalho de estreia falam de ditadura da beleza, de amor ao próximo, de amizade, entre outros assuntos.

E no quadro Pauta Musical, o professor de sociologia Luís Otávio Assumpção analisa a música "com amor”, composição de Ninne Ribeiro, e fala sobre a relação do estilo musical com o comportamento da sociedade contemporânea.
 

O Refrão vai ao ar neste domingo, às 20h, e será reapresentado na segunda-feira, às 13h30; na terça-feira, às 11h30; na quarta-feira, às 20h; na quinta-feira, às 9h30; e na sexta-feira, às 18h.

Extração de gás e petróleo é tema do programa Academia

Em 2007, foram anunciadas descobertas no Brasil de volumosas reservas de hidrocarbonetos, petróleo e gás natural, localizadas em camadas geológicas denominadas “pré-sal”. O descobrimento desses reservatórios pode elevar o país à categoria dos grandes produtores de óleo e gás.

O programa Academia desta semana apresenta um debate sobre os desafios para se alcançar o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental. “Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (PPSA): Gestão, Risco e Responsabilidade Civil Ambiental” é o tema da dissertação de Alex Vasconcellos Prisco. O trabalho foi apresentado ao programa de mestrado em Direito da Universidade Candido Mendes (Ucam), Rio de Janeiro (RJ).

Embora detenha poderes de gestão dos empreendimentos do pré-sal e deles extraia benefícios econômicos, a empresa não assumirá os riscos, nem será responsável pela execução direta ou indireta das atividades de pesquisa e prospecção de óleo e gás nessas áreas.

Você também pode apresentar sua tese ou dissertação no programa Academia. Entre em contato ou mande seu trabalho pelo e-mail academia@stf.jus.br.

O programa vai ao ar neste domingo, às 21h, e será reapresentado na segunda-feira, às 10h; na terça-feira, às 12h30h; na quarta-feira, às 19h30; na quinta-feira, às 10h; e na sexta-feira, às 9h.

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre a produção de pimentas

Elas são cultivadas há milhares de anos e, além de um famoso tempero, a pimenta é um poderoso remédio natural. Quem consome este fruto está ingerindo um medicamento que atua como analgésico e anti-inflamatório, além de possuir muitas vitaminas. Para falar sobre a pimenta, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe a nutricionista Luciane Félix e a produtora de pimentas Priscila de Ávila.

A pimenta também diminui o risco de doenças cardiovasculares por causa da capsaicina, o princípio ativo do fruto, que dá a ele aquele gosto ardido. Quanto mais picante, mais capsaicina. Essa substância também controla o colesterol, auxilia no emagrecimento e ajuda no tratamento da rinite alérgica. Todos esses efeitos já foram comprovados pela ciência.

O mercado desse fruto também tem invadido a vida gastronômica das cidades. A pimenta já é usada em diversas receitas de pratos doces ou salgados, como geleias, conservas, molhos, azeites, bombons, trufas e até chocolate. E tem gente que não dispensa uma pimentinha direto na comida. Os produtores afirmam que no começo é difícil se adaptar ao gosto ardido, mas, com o tempo, a pessoa passa a sentir o sabor.

O Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30.

Sessão Cinemateca apresenta a comédia: Família Lero-Lero
 
A comédia conta a história de Aquiles Tavares, um servidor público mal-humorado que se acha explorado pela mulher e os três filhos adultos: Teteco, Janjão e Laurita. Ele também não é respeitado na vizinhança e no trabalho. Aquiles passou meses, por exemplo, reclamando de um buraco no piso, e os pedidos dele para o conserto não foram atendidos. 

Após os filhos fracassarem na tentativa de seguirem carreiras artísticas e esportivas e mesmo assim insistindo em não procurarem trabalhos comuns e serem apoiados pela mãe, Aquiles se deixa ser acusado de um desfalque de 50 mil cruzeiros na repartição e foge para o Guarujá, onde se hospeda num hotel-cassino e tenta a sorte na roleta.

O fim dessa história você vai saber no filme que vai ao ar neste fim de semana na Sessão Cinemateca. Ele entra ao ar inédito nesta sexta-feira, às 21h, e será reprisado no sábado e no domingo, às 23h.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.