Confira a programação da TV Justiça para este fim de semana
Língua portuguesa e filosofia são temas do Iluminuras
Na edição desta semana do programa Iluminuras, a jornalista Dad Squarisi, conhecida nacionalmente por suas colunas com dicas de português publicadas nos maiores periódicos do país, fala de suas origens e dos desafios de escrever para diferentes mídias.
"Quando cheguei ao Brasil, com quase 7 anos, já estava alfabetizada em francês e semialfabetizada em espanhol e entrei na escola com oito anos. Eu gosto muito de línguas, eu tenho uma facilidade nata para línguas”, afirma.
O programa ainda traz uma entrevista com Marcelo Galvez, advogado, escritor, formado em História e Filosofia. Para ele, a leitura é fundamental na formação jurídica: “o magistrado vai decidir coisas importantes na vida de uma pessoa, ele tem que conhecer a psicologia humana e a natureza humana, a estrutura do pensamento das pessoas, as fraquezas, as virtudes. Nada melhor do que ele ter um contato aprofundado com a literatura”, explica.
O programa inédito vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h30, e será reapresentado no sábado, às 11h; no domingo, às 9h; na segunda-feira, às 21h; e na terça-feira, às 22h30.
Sessão Cinemateca apresenta o filme Barravento
Barravento foi o primeiro longa-metragem dirigido por Glauber Rocha. O filme, de 1962, é um drama que conta a história de Firmino, um homem que volta à aldeia de pescadores em que foi criado para tentar livrar o povo do domínio da religião. Firmino, interpretado pelo ator Antonio Pitanga, tenta divulgar novas ideias sobre liberdade aos nativos, mas a comunidade não lhe dá ouvidos, pois continua explorada pelos comerciantes da cidade. Os pescadores preferem seguir também as orientações do candomblé, que é a religião de todos.
As filmagens de “Barravento” foram feitas na praia do Buraquinho, em Salvador, na Bahia. O termo "Barravento", conforme explicado no início do filme, "é o momento de violência, quando as coisas de terra e de mar se transformam, quando no amor, na vida e no meio social ocorrem súbitas mudanças".
Glauber Rocha foi um grande cineasta, ator e escritor brasileiro. Ele deu início a um movimento no começo dos anos 1960 com o princípio de "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" e deu uma identidade nova ao cinema brasileiro.
A Sessão Cinemateca vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h, no sábado e no domingo às 23h.
Phonopop é destaque no Refrão desta semana
Depois de extensa turnê de divulgação do primeiro álbum, a banda Phonopop desembarca no Refrão para mostrar o segundo CD, intitulado "Filme" e produzido pelo próprio grupo. No programa, três integrantes do Phonopop – Fernando Brasil (voz e guitarra), Ju (guitarra) e Tharsis Campos (baixo) – falaram sobre os projetos e relembraram o início da carreira musical.
No quadro Pauta Musical, o professor de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Sérgio Sauer fala sobre a seca no Nordeste a partir da canção “Tenho Sede”, composição de Dominguinhos.
O Refrão vai ao ar neste domingo, às 20h. E em horários alternativos: segunda-feira, às 13h30; terça-feira, às 11h30; quarta-feira, às 20h; quinta-feira, às 9h30; e sexta às, 18h.
Repórter Justiça aborda os desafios e as conquistas das mulheres
O Repórter Justiça desta semana é especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março). O programa vai mostrar os desafios que as mulheres enfrentaram para ter direito à educação, ao voto, à inserção no mercado de trabalho e participação na política.
“Eu já sofri preconceito por ser loira, por ser mulher, por ser nordestina. Por ser mulher, as pessoas duvidam da sua capacidade. E se for bonita, tem que provar diuturnamente a sua competência para justificar o fato de você ter o cargo que você tem. Eu tenho muito orgulho da minha história, sobretudo, porque eu passei em todos os concursos que eu fiz e, em todos, com posições de destaque. Eu tenho orgulho de dizer que eu não precisei pedir favor a ninguém", conta Roberta Fragoso, procuradora do Distrito Federal.
Pesquisas recentes apontam que há uma tendência de aumento do número de mulheres no setor jurídico e o sexo feminino está cada vez mais presente em cargos de destaque.
“Quando há muito ainda a conquistar no sentido de igualdade, de todas as formas de igualdade, aqui temos já uma demonstração de que o Brasil caminha no sentido de propiciar condições, oportunidades para que homens e mulheres possam galgar os cargos”, destacou a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O programa vai ao ar neste sábado, às 21h30, e será reapresentado no domingo, às 11h; na segunda-feira, às 12h; na quarta-feira, às 19h, e na quinta-feira, às 22h30.
Adoção é o tema do Fórum desta semana
Para muitos casais a oportunidade de ter um filho está na adoção, mas o que fazer quando não ocorre uma adaptação da criança ou os pais não estão preparados para criar o menor? Durante o período que antecede a adoção, previsto na lei brasileira, é possível que a criança volte para a guarda do Estado. Mas quais são as consequências disso? Esse é o tema do programa Fórum desta semana que traz ao estúdio da TV Justiça a especialista em Direito de Família Alba Valéria Mendonça e o defensor público do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) Sérgio Domingos.
“Esse estágio temporário de convivência, bem pensado pelo legislador, permite que tanto a criança como a família, possam criar um vínculo afetivo de tal sorte que se consolide ao longo do tempo. Quando não se forma esse vínculo a criança pode ser devolvida ao Estado para que ele possa fazer uma nova inserção em outra família”, explica Domingos.
A especialista em Direito de Família lembra também dos impactos na criança devolvida. “A criança, dependendo da idade, já passou por várias rejeições e isso é ruim. O psicológico fica afetado e ela pode adoecer ou ter o atendimento escolar afetado. Além disso, o que pode acontecer é que essa criança pode perder a possibilidade de ser adotada”.
Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br. O programa Fórum vai ao ar neste sábado, às 12h30, e será reapresentado no domingo, às 18h, e na quarta-feira, às 11h.
Fonte: TV Justiça