Confira a programação da Rádio Justiça para segunda-feira (13)

10/05/2019 19:45 - Atualizado há 8 meses atrás

Revista Justiça
O quadro Direito Civil traz a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que autorizou um homem transexual a alterar registro civil sem cirurgia ou laudo médico. Quem vai falar sobre o caso é o advogado Carter Batista. Em seguida, vamos conversar com o autor do artigo “A liberdade econômica e o futuro da livre iniciativa no Brasil”, o advogado João Pedro Alves Pinto. Para aqueles que declararam o IR pensando na restituição, o programa dá dicas de como fazer render esse dinheiro, com o especialista no assunto Anderson Paiva. No quadro OAB no Ar, o vice-presidente da Comissão de Educação OAB/DF, Marcus Palomo, fala da importância da OAB, em especial por meio das comissões temáticas. O quadro Dicas do Autor fala sobre racismo e grandes pensadores negros da história brasileira, com a participação da professora Ana Flavia Magalhães Pinto, autora do livro “Escritos de Liberdade: Literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista”. Para falar sobre as negociações entre China e EUA, que têm deixado em alerta grandes exportadores mundiais, como o Brasil, debatemos o assunto com o economista e analista político Carlo Barbieri. Segunda-feira é dia do quadro “Por Dentro do STF”, com o ministro do STF Marco Aurélio Mello, que comenta a pauta de julgamentos da semana na Suprema Corte e outros assuntos. No quadro Exame de Ordem, você vai conferir como foi a segunda fase da OAB, na perspectiva do professor e advogado Edgar Araújo. No quadro Sustentabilidade, vamos falar sobre um relatório da ONU que aponta que um milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção. O professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília Bráulio Dias comenta o impacto desses dados. Segunda-feira, às 8h.

Giro pelo Mundo
O Giro pelo Mundo desta segunda-feira repercute o bloqueio de entrada da empresa de telefonia China Mobile no mercado estadunidense. A agência reguladora norte-americana de telecomunicações alegou que a medida foi tomada por razões de segurança. O ouvinte confere ainda que Nações da União Europeia vivem muito acima dos recursos da Terra. Segundo informações da WWF e da Global Footprint Network, nenhum desses países têm políticas de consumo sustentável. Segunda-feira também é dia de Latinitudes – participa do programa a colunista especialista em direito constitucional e em direitos humanos Olivia Ricarte, que é membro imortal da Academia latino-americana de ciências humanas, comentando os principais destaques dos países latino-americanos e os direitos humanos. Segunda-feira, às 11h.

Defenda seus Direitos
O Defenda seus Direitos desta segunda-feira é sobre Direito do Consumidor. Na coluna Dicas para o Consumidor desta edição, a advogada Taízi Fonteles aborda as taxas cobradas por empresas de telefonia. No quadro Direito e Consumo, o advogado Vitor Guglinski, especialista em Direito do Consumidor e membro do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, o Brasilcon, fala sobre entrega de orçamento ao consumidor. Já no quadro Entrevista, o advogado Hugo Almeida discute as cobranças indevidas em serviços de TV por assinatura. Segunda-feira, às13h.

Justiça na Tarde
Lembrando o fim da escravidão formal no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, o Justiça na Tarde vai debater sobre a história da abolição, os impactos da escravidão negra no racismo estrutural do país e o fenômeno do trabalho escravo contemporâneo. Por fim, no quadro de prestação de serviço, o programa tira dúvidas da população sobre Direitos do Consumidor. Nesta edição, será a vez de falar sobre as regras da publicidade. Segunda-feira, às 14h.

Radionovela Justiça em Cena – “O novo sempre vem”, sobre os 15 anos da Rádio Justiça
Odete Rocha é uma atriz conhecida por fazer parte das radionovelas da Rádio Justiça. E, ao saber que gravaria a novela sobre os quinze anos da emissora, ela acordou cedo, tomou banho, se arrumou como se estivesse indo à premiação do Oscar, mas esqueceu que a cidade estava parada por causa de um engarrafamento secular. Assim, ela só conseguiu chegar aos estúdios da Rádio Justiça uma hora depois do previsto. Ouça a radionovela em diversos horários na programação e versão compacta aos sábados e domingos, às 20h30.

Rádio Justiça
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 FM no Distrito Federal e pode ser ouvida pelo site www.radiojustica.jus.br. Acompanhe a programação e siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica. Participe dos programas! Envie dúvidas e sugestões sobre temas ligados ao Direito para nosso whatsapp: (61) 99975-8140.

Fonte: Rádio Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.