Confira a programação da Rádio Justiça para esta terça-feira (19)
Revista Justiça
O programa começa com o quadro Direito Penal falando sobre a Lei Seca, que completa 10 anos nesta terça-feira. Quem comenta o assunto é a advogada criminalista Daniela Tamanini. Terça-feira também é dia de participação do promotor de Justiça Roberto Livianu no quadro Ética e Justiça. Ele fala toda semana sobre discussões importantes no campo da ética e dos processos judiciais mais em evidência no país. Já o quadro Direito Imobiliário trata das startups do ramo e da propaganda enganosa do aluguel garantido, com a colaboração de Kênio de Souza Pereira, advogado presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG. No quadro Mundo Digital, mais uma vez a participação do especialista em Direito Digital Fernando Peres. Nesta edição, ele conversa sobre aplicativos que monitoram políticos e buscam maior transparência do processo eleitoral. Para encerrar o programa, o advogado Fernando Peres fala sobre invasão de perfis virtuais e contas na internet. O que fazer quando a conta bancária é invadida? Há punições cabíveis àqueles que roubam perfis ou páginas de redes sociais? Quais precauções são possíveis para evitar roubos ou plágios virtuais? A advogada Ildecer Amorim, especialista em Direito do Consumidor também debate sobre o assunto enquanto a equipe de reportagem vai às ruas para descobrir as principais dúvidas sobre o tema, e repassá-las aos entrevistados. Terça-feira, às 08h.
Giro pelo Mundo
O programa traz destaques da Copa do Mundo de futebol. Nesta edição, o advogado especialista em Direito Desportivo Domingos Zainaghi comenta sobre regras da Copa e fala sobre o sistema de árbitro de vídeo, o VAR, que já está gerando questionamentos e críticas em todo o mundo. Ainda sobre o maior campeonato de futebol, o programa fala sobre as expectativas das pessoas. Nesta terça, participam do programa torcedores de Portugal e Argentina. Ainda nesta edição do Giro pelo Mundo, destaque para as Coreias, que vão ter equipes conjuntas nos Jogos Asiáticos. Enquanto isso, na Inglaterra, deputado que freou lei contra fotos debaixo de saias é alvo de protestos com calcinhas na Inglaterra. Já na Alemanha, presidente da Audi é preso por envolvimento em escândalo dos motores a diesel do grupo Volkswagen. Terça-feira, às 10h.
Defenda seus Direitos
O programa fala sobre “venda casada”. Condicionar a compra de um item à aquisição de outro produto ou serviço é o que caracteriza a venda casada, uma medida considerada abusiva, de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, ainda é praticada no mercado. Recentemente, o Procon-MG aplicou multa de mais de R$ 10 milhões ao Grupo Pão de Açúcar por venda casada. A instituição estava condicionando a venda de produtos à aquisição de seguros, em especial o seguro de garantia estendida. O promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu traz os detalhes desse assunto. Terça-feira, às 13h.
Justiça na Tarde
A Lei Seca completa 10 anos nesta terça-feira. A norma surgiu com a proposta de reduzir a tolerância com motoristas que dirigem embriagados, colocando o Brasil entre os países com legislação mais severa sobre o tema. No Justiça na Tarde desta terça-feira, especialistas comentam os avanços no país depois da lei, a aplicabilidade, a eficácia, os gargalos e quais ainda são os obstáculos que o Brasil deve percorrer para erradicar o problema da embriaguez no trânsito. Terça-feira, às 14h10.
Direito Direto
O programa destaca o assunto nepotismo. O assunto será analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deve decidir se a vedação ao nepotismo alcança a nomeação para cargos políticos. Por unanimidade, os ministros reconheceram a repercussão geral da questão, que discute se a nomeação de parentes para cargos de natureza política, como secretário municipal, ofende princípios constitucionais. Especialistas comentam o assunto. Terça-feira, às 17h.
Radionovela Justiça em Cena – “A Confusão de Olívia”
Olívia, uma mulher muito confusa e insone, decidiu buscar ajuda com o doutor Sigmundo Frodo, um renomado psicanalista. Depois de alguns minutos de conversa, o médico já disse que a causa do problema da Olívia tem relação direta com seu casamento. E mais: para o doutor, a culpa de todos os problemas da sua paciente é do marido, Jorge. Ouça a radionovela em diversos horários e versão compacta aos sábados e domingos, às 20h30.
Rádio Justiça
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 FM no Distrito Federal e pode ser ouvida pelo site www.radiojustica.jus.br. Acompanhe a programação e siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica.
Participe dos programas! Envie dúvidas e sugestões sobre temas ligados ao Direito para nosso whatsapp: (61) 9 9975-8140.
Fonte: Rádio Justiça