Confira a programação da Rádio Justiça para esta quarta-feira (29)
Revista Justiça
No quadro Vida Acadêmica, a jornalista e pesquisadora Mariella Oliveira vai esclarecer a diferença entre artigo e ensaio acadêmico. Em seguida, após mais uma tragédia aérea, o programa traz a participação do advogado e professor de Direito Aeronáutico Georges Ferreira, que explica como as pessoas devem agir para não serem vítimas do chamado “taxi aéreo pirata”, como aconteceu com o cantor Gabriel Diniz, e como funcionam as investigações desses acidentes. No quadro Compreender Direito, o jurista e pós-doutor em Direito Lenio Streck vai comentar o fato dos Tribunais de Justiça ainda resistirem na aplicação de precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No quadro Direito de Trânsito, o advogado Rosan Coimbra fala sobre a possibilidade da CNH não ser mais suspensa devido ao acúmulo de pontos, mas podendo ser em caso de dívida civil ou trabalhista. No quadro Dicas do Autor, o assunto vai ser a obra “Os efeitos transversais da colaboração premiada e do acordo de leniência”, escrita pelo promotor de Justiça em Mato Grosso por Renee do Ó de Souza. O quadro Concursos traz dicas aos estudantes para elaborarem uma boa redação, com o professor Diogo Alves. O Revista Justiça fala ainda sobre o sistema de capitalização da Previdência. O presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes, analisará o tema, que será debatido hoje em audiência pública da Câmara dos Deputados. Outro assunto é a conversão em lei da MP 863, que permite 100% de investimento estrangeiro em companhias aéreas que atuam no Brasil e com a volta do despacho gratuito de bagagem de até 23 kg. O advogado especialista em Direito Regulatório e Concorrência Erik Hadmann vai analisar as consequências da nova legislação. No Direito Constitucional, o advogado Mateus Costa Ribeiro trata da iniciativa popular para leis, segundo a jurisprudência do STF. Quarta-feira, às 08h00.
Giro pelo Mundo
É destaque no Giro pelo Mundo que Argentina retoma debate no Congresso para legalização do aborto. Na América do Norte, ministra mexicana renuncia após causar atraso em voo. O ouvinte confere ainda que a ONU afirma que comerciantes da Coreia do Norte são extorquidos por oficiais do Estado. Quarta-feira, às 11h00.
Defenda seus Direitos
O Defenda Seus Direitos desta quarta-feira é sobre Direito à Saúde e Acessibilidade. Na coluna Acessibilidade, a advogada e coordenadora-geral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Distrito Federal, Kelly Assunção, fala sobre a inauguração da delegacia especializada no atendimento à pessoa com deficiência. A colunista explica como deve ser o atendimento à pessoa com deficiência que chega em uma delegacia para denunciar um crime, quais crimes específicos atingem às pessoas com deficiência e qual a importância para a pessoa com deficiência de ter uma delegacia especializada. O Quadro Saúde e Bioética conta com a participação da advogada Alexandra Moreschi, especialista em Direito da Saúde e Presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB do Distrito Federal. Ela vai abordar os direitos previstos em lei para as pessoas portadoras de doenças raras. No quadro Entrevista, advogado Ricardo Mendonça fala sobre decisão da Justiça que manteve a condenação de médico que prometeu cura para psoríase. Quarta-feira, às 13h00.
Radionovela Justiça em Cena “O Beijo da Propina”
Tudo começou quando Luzia foi comprar pão e beijou um desconhecido. Só que esse homem não era tão desconhecido assim, afinal era doutor Fonseca, o chefe do marido dela, Jorge. E doutor Fonseca ameaçou contar tudo para Jorge se ela não lhe desse outro beijo. E, de quebra, disse que entregaria fotos evidenciando que Luzia, além de ter pulado a cerca, tinha roubado um pote de margarina. Para completar essa loucura, doutor Fonseca descobriu que Jorge, esse mesmo, o marido da Luzia, é casado com outra mulher, ou seja, é um bígamo. E agora ele está ameaçando contar tudo para a polícia se Jorge não transferir dinheiro da empresa para ele. Radionovela em diversos horários na programação e versão compacta aos sábados e domingos, às 20h30.
Rádio Justiça
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 FM no Distrito Federal e pode ser ouvida pelo site www.radiojustica.jus.br. Acompanhe a programação e siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica. Participe dos programas! Envie dúvidas e sugestões sobre temas ligados ao Direito para o whatsapp: (61) 9 9975-8140.
Fonte: Rádio Justiça