Concretização de promessa terapêutica da célula-tronco embrionária requer pesquisa, diz palestrante

20/04/2007 19:46 - Atualizado há 12 meses atrás

Lygia Pereira, professora associada do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP, onde dirige o laboratório de genética molecular, afirmou hoje que para se transformar a promessa terapêutica das células-tronco embrionárias é necessário investir em pesquisa.

Formada em física, com doutorado em genética humana, durante a audiência pública realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a especialista afirmou ser necessário trabalhar com todos os tipos de células tronco, para se saber que tipo de célula pode ser capaz de resolver determinada doença.

A professora ressaltou a experiência em pesquisa com células-tronco embrionárias de camundongos, com a qual trabalha desde 1992. Ela explicou que, primeiramente, a célula divide-se em outras idênticas e, posteriormente, começa a divisão de forma diferenciada, para dar origem a mais de 200 tecidos que formam o corpo humano. Em 25 anos de pesquisa no modelo animal, segundo ela, já é possível induzir protocolos durante a divisão celular para se gerar tecidos específicos, que possam exercer fins terapêuticos, e que para se chegar a resultados semelhantes em humanos é necessário mais pesquisa.

Lygia Pereira fez um alerta em sua exposição quanto a artigos científicos mostrados como verdade absoluta. Segundo ela, os avanços não podem ser consolidados enquanto não puderem reproduzidos por outros grupos. “São indicações de caminhos que precisam ser confirmadas”, afirmou.

Quanto ao uso de células embrionárias, a professora afirmou que “esses embriões são aceitos desde o dia em que se aceitou a fertilização in vitro”. Ela afirmou que é comum haver embriões excedentes na reprodução assistida, desde 1978, com o primeiro bebê de proveta, chegando a centenas de milhares congelados em nitrogênio líquido. “São esses que conquistamos o direito de usar em pesquisa”, concluiu.

EH/LF


Lygia Pereira, professora associada do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP. (Cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.