Como o Direito influencia na carreira de Auditor Fiscal
O "Carreiras" desta semana apresenta a profissão de Auditor Fiscal. Em um papo descontraído com Marcos Valadão, auditor fiscal da Receita Federal e doutor em Direito pela Universidade Southern Methodist, e a participação do estudante André Sousa, o programa deslinda os detalhes do ofício. O "Carreiras" vai ar toda segunda-feira, às 22h30, pela TV Justiça (horário alternativo – quinta-feira às 18h; sexta às 19h e aos sábados às 22h).
O Direito Tributário é uma constante na vida do Auditor Fiscal. Mas não é só esse ramo que o profissional desta área precisa dominar. “É importante ter um conhecimento amplo do Direito. Claro que o tributário pesa mais. Mas é necessário ter conhecimento no ramo administrativo, constitucional, entre outros”, explica Valadão.
Para se tornar um Auditor Fiscal, é preciso ser aprovado em concurso público. “É uma prova bastante difícil. Que tem um conteúdo de Direito bem puxado. É um concurso que exige que o candidato se aplique e estude com afinco”, conta Valadão. “O mais interessante é saber que o Direito é fundamental para o profissional que sonha em seguir carreira nesta área. E o mais legal é que dá pra combinar as duas coisas”, disse André Sousa.
Além do bate-papo, você também vai saber quais os livros indispensáveis para quem sonha em se tornar um Auditor Fiscal. No quadro “Nas horas vagas”, um pouco mais da intimidade de Marcos Valadão. Tudo isso no "Carreiras" desta semana.
O programa também pode ser visto pela Internet. O endereço é www.youtube.com/stf.
Publicações indicadas nesta semana:
COMENTÁRIOS AO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL
Hugo de Brito Machado
Editora: Atlas
PLURITRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE AS RENDAS DE EMPRESAS
Helena Tôrres
Editora: Revistas dos Tribunais
LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR
Marco Aurélio Pereira Valadão
Editora: Dey Rey
Fonte: TV Justiça