Começar de Novo: São Paulo e Santos se unem em prol da cidadania

11/04/2010 19:40 - Atualizado há 9 meses atrás

Neste domingo (11), no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP) momentos antes da partida válida pela semifinal do Campeonato Paulista de Futebol, os times do São Paulo e Santos deixaram de ser rivais para serem aliados no Programa "Começar de Novo", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dois clubes assinaram com o CNJ um termo de cooperação técnica em que se comprometem a participar do programa, que visa a ressocialização de presos e jovens em conflito com a lei.

A cerimônia, realizada no salão nobre do estádio do Morumbi, teve a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes; dos presidentes do São Paulo, Juvenal Juvêncio, e do Santos, Luis Álvaro de Oliveira; da Fundação Casa, de São Paulo, Berenice Maria Giannelli. "Esse convênio, além de propiciar aos jovens um tratamento especial, dá visibilidade ao tema da reinserção social. E o futebol é um veículo importante, que tem um efeito multiplicador", disse o ministro Gilmar Mendes durante a solenidade.

O convênio vai possibilitar que os times abram de 50 a 100 vagas para atividades esportivas nas sedes das
agremiações aos adolescentes em conflito com a lei da Fundação Casa. Além disso, cada clube irá contratar dois presos em regime semiaberto "para exercer atividades no clube de acordo com suas habilidades", explicou Carlos Augusto de Barros e Silva, vice-presidente de futebol do São Paulo. "Não se trata apenas de uma atividade lúdica, mas do exercício da responsabilidade e de desenvolver atividades de cunho social, e o
São Paulo vai contribuir para que a cidadania seja reiterada pelo esporte", disse.

O presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, disse que esse convênio é da maior importância do ponto de vista de justiça social. "Espero que essa seja uma boa partida e que vença o time de coração do nosso presidente, para que haja efetivamente justiça no Brasil", brincou, ao se referir ao ministro Gilmar Mendes, que torce pelo Santos."Espero que não dê empate", disse o presidente do CNJ. "Mas hoje a vitória é da cidadania", concluiu. O clássico "San-São" terminou com placar de 3 a 2, favorável ao Santos.
 
Próximos clubes

Esse é o segundo termo de cooperação que o CNJ assina com times de futebol dentro do Programa "Começar de Novo". O primeiro foi com o Sport Clube Corinthians, no último dia 22 de março e que já beneficia 100 menores em conflito com a lei. O ministro Gilmar Mendes adiantou que os próximos clubes de futebol a assinarem convênio com o CNJ para adesão ao Programa "Começar de Novo" são: Goiás, Gama e Atlético Mineiro, ainda este mês.
 
Pelo acordo assinado neste domingo, além das práticas esportivas nas dependências dos clubes, os adolescentes também poderão ser convidados a assistirem aos jogos de futebol. A presidente da Fundação Casa, Berenice Maria Giannelli, explicou que os jovens serão escolhidos para participar do programa, de acordo com o comportamento. "É como um prêmio que damos ao filho que cumpre as lições de casa", comparou. Atualmente, a Fundação Casa, com 130 unidades espalhadas em São Paulo, tem um total 6.650 internos, dos quais 530 deles em semiliberdade.
 

Fonte: Agência CNJ de Notícias
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.