Chega ao Supremo Queixa-crime contra deputado Odacir Zonta

27/06/2003 16:12 - Atualizado há 8 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal recebeu Queixa-crime (Inq 2015) da deputada Luci Choinacki (PT-SC) contra o deputado Odacir Zonta (PPB-SC) por injúria e difamação. A ação foi remetida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina porque os envolvidos, na condição de deputados federais, têm foro especial.


 


A ação é datada de 2001, dando conta de que, naquele ano, Odacir Zonta, que ocupava o cargo de secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura de Santa Catarina, acusou a deputada de leviana e irresponsável em várias entrevistas à mídia.


 


O argumento do deputado, segundo a ação, era de que Luci Choinacki estaria espalhando que o governo do estado estava escondendo ou ocultando que havia focos de febre aftosa na zona oeste de Santa Catarina, local tradicionalmente ocupado por produtores rurais com rebanhos de suínos e bovinos.


 


Na época, com o surgimento de focos de febre aftosa no Rio Grande do Sul, o governo de Santa Catarina anunciou não haver risco de disseminação da doença no estado. Segundo a ação, Odacir Zonta procurou passar à opinião pública a idéia de que os defensores da vacinação preventiva, entre eles a deputada, estavam contra os interesses dos pequenos produtores. A ação cita também que o deputado agiu com dolo ao afirmar que a deputada “não tinha conhecimentos técnicos para opinar sobre o assunto”.


 


#BB/JB//AM 


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.