Chega ao Supremo Inquérito que investiga senador por propaganda irregular
O Departamento de Polícia Federal do Acre enviou, ao Supremo Tribunal Federal, Inquérito (Pet 2978), atendendo a pedido do Tribunal Regional Eleitoral daquele estado, em que está envolvido o senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC). O senador teria feito propaganda eleitoral irregular nas eleições gerais de 2002.
A ação é proposta pelo Movimento Democrático Acreano (MDA) contra a Frente Popular do Acre (FPA), que teria veiculado em seu programa eleitoral gratuito “jingle” que servia de fundo musical para a apresentação do candidato ao Senado Geraldo Mesquita Filho.
Integrante de outra coligação (FUSA), o candidato, segundo a ação, poderia ser confundido como se fosse integrante da FPA, coligação que abrigava a candidata ao Senado Marina Silva, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
A veiculação da imagem acompanhada de “jingle” incluindo o candidato no programa da FPA, diz a ação, “viola flagrantemente a legislação eleitoral e gera repercussão eleitoral positiva em benefício do candidato Geraldinho, induzindo o eleitor a erro, com o único fim de angariar votos”.
#BB/DF//JC