Chega ao STF Reclamação da AGU contra decisão que impediu cobrança do seguro-apagão

27/11/2002 19:58 - Atualizado há 5 meses atrás

A Advocacia-Geral da União (AGU)  propôs hoje (27/11) Reclamação (Rcl 2224), no Supremo Tribunal Federal, contra decisão da 17ª Vara Federal de São Paulo, no último dia 14, que impediu a cobrança do “seguro-apagão”. Na ação, com pedido de liminar, a AGU sustenta que houve usurpação de competência, “porque o questionamento deveria ter sido feito através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e não por uma Ação Civil Pública”.


 


A decisão da Justiça Federal de São Paulo atendeu a ação proposta, em março desse ano, pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) e o Instituto Pedra Grande de Preservação Ambiental (IPEG) pela suspensão do “seguro-apagão”, cobrado nas tarifas de energia em todo o país.


 


A AGU argumenta que na Ação Civil Pública aprovada pela justiça paulista “não há efetivamente, fatos concretos que ensejariam a declaração incidental de inconstitucionalidade e sim uma questão que visa, em último exame, a declaração abstrata de inconstitucionalidade, configurando-se em objeto principal da ação civil pública, o que não é permitido”.


 


Assim, a AGU pede que o processo seja extinto sem o julgamento do mérito ou que, pelo menos, seja ordenada sua remessa para o STF.


 


 


 


#BB/JY//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.