Chega ao STF primeiro processo envolvendo Lula depois de posse na Presidência (atualizada)
O Supremo Tribunal Federal recebeu Inquérito (Inq 1901) de Paulo Salim Maluf contra Luiz Ignácio Lula da Silva, com base na Lei de Imprensa. A ação, primeira a chegar ao STF depois da posse de Lula na Presidência, traz por base matéria veiculada pelo jornal “O Estado de São Paulo”, do dia 25 de julho de 2000. Segundo o Inquérito, Lula, na época presidente de honra do PT, teria atacado a honra de Paulo Maluf durante discurso no lançamento do Fórum Intersindical Suprapartidário, de apoio à candidata do Partido dos Trabalhadores, Marta Suplicy, à prefeitura de São Paulo.
O trecho da matéria considerado ofensivo a Maluf é o seguinte: “Lula também não poupou o candidato do PPB, Paulo Maluf, que em sua campanha vem defendendo a prisão perpétua. ‘O Maluf é que deveria estar atrás das grades e condenado à prisão perpétua por causa da roubalheira na prefeitura’, atacou”.
Segundo a ação, a intenção em denegrir a imagem de Maluf perante o eleitorado e ofender-lhe o decoro é evidente. “O dolo torna-se ainda mais evidente e mais grave, pelo fato do querelado saber que tais declarações seriam publicadas pelos jornais e, portanto, divulgadas para, no mínimo, todo o município de São Paulo”. Para Maluf, Lula teria cometidos os crimes de difamação e injúria.
Ainda de acordo com a ação, Luiz Inácio Lula da Silva atingiu profundamente a honra de Paulo Maluf, “causando-lhe profunda dor moral e sofrimento”.
#BB/JB//AM