Chega ao STF pedido de abertura de Inquérito contra Luiz Antônio Fleury (atualizada)

18/02/2003 16:52 - Atualizado há 5 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal recebeu (13/2) pedido de instauração de Inquérito (INQ 1906) contra o deputado federal Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP). De acordo com o Ministério Público, o parlamentar é considerado suspeito de crimes contra o Sistema Financeiro e a ordem tributária.


 


O pedido foi encaminhado ao STF devido à prerrogativa de função de Fleury, que é parlamentar federal. Segundo o MP, o Inquérito Policial foi instaurado com a finalidade de apurar a responsabilidade criminal de José Paschoal Costantini e de outras pessoas envolvidas na prática de crimes como evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha.


 


Entre as pessoas investigadas, apontam os procuradores, estaria o deputado Luiz Antônio Fleury, o qual, no entendimento do MP, supostamente faria parte da quadrilha voltada à prática de remessa ilegal de divisas ao exterior. Fleury, inclusive, teria rebatido as denúncias de Hilário Sestini Júnior, responsável pelas notícias e depoimentos que culminaram com a instauração do Inquérito.


 


Segundo o pedido de abertura de Inquérito, em outubro do ano passado, o delegado da Polícia Federal, Antônio Carlos Carvalho de Souza, em missão especial na Coordenação-Geral de Repressão ao Crime Organizado e de Inquéritos Especiais, da delegacia de Polícia Federal, em Foz do Iguaçu (PR), instaurou Inquérito Policial mediante informações prestadas por Hilário Sestini Júnior.


 


Naquela oportunidade, Sestini teria afirmado que José Paschoal Constantini, quando estava à frente das empresas Casa Ouro Velho, Silver Star e Atlas Distribuidora, teria facilitado a remessa de recursos financeiros ao exterior sem a correspondente arrecadação tributária.


 


O Inquérito também investiga “eventual conluio” de Renato de Giuli e Antônio Carlos Sestini na dissimulação da origem de recursos financeiros evadidos do país.


 


#AMG/SS//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.