Chega ao STF parecer no qual Brindeiro opina pelo arquivamento de Inquérito contra presidente da Câmara

25/03/2003 16:13 - Atualizado há 5 meses atrás

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, opinou pelo arquivamento de Inquérito (Inq 1924) instaurado pela Superintendência da Polícia Federal de São Paulo contra o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT/SP)


 


Segundo a denúncia, o deputado prestou exame vestibular para o curso de Direito no Centro Universitário de Osasco (SP) em 1999. No entanto, diz-se na ação, naquele tempo o deputado já cumpria mandato com obrigações parlamentares em Brasília, “soando estranho pudesse, a um só tempo, assistir às aulas em Osasco”.


 


A ação aponta que colegas de classe, entre eles seu próprio irmão Marcio Cunha, assinavam as listas de presença, o que lhe garantia aparente regularidade no comparecimento às aulas.


 


Segundo o parecer da PGR, o deputado Paulo Cunha declarou que, para conciliar seus estudos com a atividade parlamentar, recorreu ao esquema de assistir às aulas segundas, terças, sextas e sábados, pela manhã, e, quando podia, freqüentava a faculdade à noite já que a grade de matérias é a mesma para os dois períodos.


 


“A explicação se mostra plausível”, opina a Procuradoria, “na medida em que se sabe que a Câmara dos Deputados tem suas atividades concentradas entre terças e quintas-feiras”. Ainda segundo o parecer, “nos parece que podia o parlamentar assistir aulas segundas e terças, pela manhã, pegar um vôo de São Paulo para Brasília no horário do almoço de terça-feira – cuja duração é de aproximadamente 1 hora e 40 minutos e retornar para São Paulo quinta-feira, no final da tarde”.


 


Além disso, segundo a Procuradoria, o parlamentar informou que sempre compensou suas faltas com palestras na própria faculdade, que serviam de complementação ao curso e negou conhecer a existência de lista de presença na faculdade, sendo assim infundadas as acusações de alguém assinar por ele a presença no curso.


 


#BB/JB//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.