Chega ao STF Inquérito envolvendo ex-prefeito de Macapá e senador Alberto Capiberibe
O Supremo Tribunal Federal recebeu Inquérito (Inq 1935) em que o ex-prefeito de Macapá, Annibal Barcellos, acusa o atual senador Alberto Capiberibe (PSB-AP), por crimes de injúria, calúnia e difamação, quando ocupava o cargo de governador do estado, em 2000.
O ex-prefeito, atualmente sem mandato político, afirma, na ação, que no dia 17 de novembro de 2000, Alberto Capiberibe o acusou, em praça pública, de ter organizado uma “quadrilha de poderosos” para tirar proveitos do erário estadual, composta inclusive por autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário do Amapá.
Diz ainda Annibal Barcellos que, “por incrível que pareça”, Capiberibe acusou o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, de pertencer a essa “quadrilha” em matéria veiculada nos jornais “Liberal Amapá”, “Dia do Amapá” e “Diário do Amapá” do dia 22 de novembro de 2000.
De acordo com Barcellos, haveria o enquadramento nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal Brasileiro e, como possíveis provas, juntou ao inquérito fita de vídeo cassete; laudo pericial com degravação e jornais contendo as notícias consideradas difamatórias.
#BB/DF//AM