Chega ao STF denúncia do Ministério Público contra Ciro Gomes por suposta difamação a FHC
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia (Inq 1970) contra o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, por suposta difamação, contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O ministro teria cometido o crime, com base na Lei 5.250/67, na condição de pré-candidato à presidência da República, em 12 de julho de 2001, em entrevista ao “Jornal Nacional” da Rede Globo de Televisão.
De acordo com a denúncia, naquele dia o “Jornal Nacional” exibiu a reportagem “Sete Anos do Real”, tendo como foco principal pronunciamento do ex-presidente a respeito do Plano Real e sua política de governo.
Na seqüência, foram exibidos comentários do, à época, presidente do PT, José Dirceu, e do pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes. Segundo transcrição da íntegra da reportagem, realizada pela Polícia Federal, Ciro Gomes declarou textualmente.
“O povo votou nele, votou contra a corrupção. E ele levou a corrupção ao centro do poder no Brasil. Porque o povo votou nele esperando um projeto de desenvolvimento e a promessa de emprego, e ele entregou o Brasil aos interesses internacionais e produziu a maior taxa de desemprego da nossa história. O povo brasileiro unido vai votar contra esse governo. Eu não tenho a menor dúvida disso”.
Ainda segundo a denúncia, “é clara a ofensa à reputação do presidente da República como chefe de Estado e homem público, transcendendo tal afirmação o limite da crítica política”.
#BB/JB//AM