Cerimônia comemora inclusão de foto de Carlos Velloso na galeria de ex-presidentes do STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, descerrou hoje (12/9) a foto do ministro Carlos Velloso na galeria dos ex-presidentes do STF, no Salão Branco da Casa, ajudado pela esposa do ministro, Mariângela Pena Velloso.
Ao agradecer a homenagem, o ministro Carlos Velloso, que foi presidente do STF de 1999 a 2001, agradeceu ao atual presidente a iniciativa da cerimônia, “uma solenidade singela com alto significado”, afirmou.
O ministro se declarou emocionado e citou Vinícius de Moraes nos versos “a vida é a arte do encontro”, acrescentando que “neste encontro estamos realizando esta arte”.
Carlos Velloso afirmou que as instituições valem por si próprias, mas sua grandeza vale também pelas pessoas que as constituem, ao ressaltar que “o STF é a jóia das instituições republicanas”.
Ao encerrar a cerimônia, o ministro Marco Aurélio disse que a caminhada profissional do ministro Carlos Velloso “revela que ele nada tem a agradecer por uma foto na galeria dos ex-presidentes”, desejando que o ministro continue atuando com relevância em sua vida profissional. “Continue na trajetória sendo, nessa realização que nos proporciona o movimento da vida, sempre muito feliz”, afirmou.
Estiveram presentes à solenidade os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Nilson Naves, e do Tribunal Superior do Trabalho, Francisco Fausto, ministros aposentados e os atuais do STF, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da advocacia, e representando o poder Executivo a Corregedora da União, Anadyr Mendonça.
DEPOIMENTOS:
Octávio Gallotti, ministro aposentado do STF: “Essa homenagem tem aparência de rotina, mas no caso do presidente Carlos Velloso corresponde ao reconhecimento da competência excepcional com que ele se houve”. Eu como parte dela me sinto muito honrado com a companhia”.
Juiz do aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região Juarez Altafin: Sou amigo do ministro Velloso desde a década de 60, quando ele era estudante do segundo ano de Direito. Na época ele era juiz em Uberlândia e ele funcionário do TRT da 3ª Região, com sede em Belo Horizonte. O tribunal havia lhe mandado para ser diretor de secretaria em Uberlândia, e eu era o juiz. Acompanhei, então, os primeiros passos desta brilhante carreira e que hoje é motivo de orgulho para o Brasil”.
Aristides Junqueira, ex-procurador-geral da República: “Essa galeria recebe mais um mineiro, como presidente do Supremo Tribunal Federal, o que é motivo de honra não só para Minas Gerais, mas para todo o país, por ser um exemplo de dignidade, seriedade no trato com a Justiça. Um homem dessa espécie, como outros dessa galeria, faz com que não percamos fé e a esperança na Justiça brasileira”.
Carlos Mário Velloso Filho, advogado e filho do homenageado: “Agora que já é passado mais de um ano do término do mandato dele, podemos ver melhor que deu tudo certo. A família está muito feliz com a homenagem”.
Ministro Nilson Naves, presidente do STJ: “Eu o conheci como juiz federal. Ele foi o primeiro juiz a assinar a minha carteira de advogado. Tenho uma grata lembrança dele. Nós dois somos mineiros e acho que Minas Gerais está muito bem representado por ele”
Anadyr Mendonça, corregedora-geral da União: “Como procuradora da República, aposentada, trabalhei junto ao STF por 18 anos. Esta homenagem é extremamente justa e representativa da grandeza do Supremo Tribunal Federal”.
Presidente do STF cumprimenta ministro Velloso (cópia em alta resolução)
Ministro Velloso discursa para convidados (cópia em alta resolução)
#BB#AMG/EC//AM