Caso Battisti: 39 veículos de comunicação credenciam-se para a cobertura do julgamento
A Coordenadoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a solicitação de 39 veículos de comunicação interessados em acompanhar o julgamento do pedido de extradição do italiano Cesare Battisti, previsto para começar às 9h, desta quarta-feira (9).
Dos 39 meios de comunicação credenciados para acesso ao Plenário do STF, 9 são internacionais, sendo 4 italianos. Em razão do grande interesse da mídia nacional e internacional sobre o caso, o credenciamento prévio dos jornalistas – para acesso ao Plenário – foi realizado das 9h às 18h desta terça-feira (8).
Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por acusação de quatro assassinatos ocorridos entre 1977 e 1979. O governo italiano pediu a sua extradição depois que ele foi preso em março de 2007. Desde então, Battisti está no presídio de Brasília onde aguarda a decisão do STF. O relator do caso é o ministro Cezar Peluso.
Serão reservados 30 lugares para a imprensa no Plenário e a ocupação será feita por ordem de chegada. Para os jornalistas que não conseguirem lugar dentro do Plenário, haverá um telão instalado no segundo andar do Edifício-Sede, em frente ao Salão Nobre, por meio do qual poderão assistir ao julgamento, em tempo real. A estrutura montada para a imprensa inclui computadores, acesso à Internet e impressora.
EC/EH