Caixa Econômica Federal pede desistência de mais 150 processos no STF

24/10/2006 19:00 - Atualizado há 1 ano atrás

Três advogados da Caixa Econômica Federal (CEF) protocolizaram nesta tarde 150 pedidos de desistência em processos relativos a agravos e recursos extraordinários interpostos pela CEF no Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento, a instituição desistiu de 3.814 processos dos 4.522 já analisados.

“A iniciativa faz parte da nova postura, em juízo, da Caixa”, disse o advogado Eduardo Bromonschenkel, ressaltando que os pedidos de hoje dão seqüência ao projeto que começou no início deste ano. Segundo ele, a perspectiva da CEF é a célere prestação jurisdicional, que colabora para a diminuição de custos devido  a  juros, entre outros benefícios.

Para Bromonschenkel, a iniciativa vem se somar a outras, como a realização de acordos e cumprimentos espontâneos de julgados. “A tendência é que o número de recursos diminua”, observou.

A advogada Bárbara Sena explicou que, em momento anterior à distribuição, isto é, antes dos processos chegarem aos gabinetes, eles são analisados caso a caso por advogados da Caixa que identificam se há ou não possibilidade de desistência. Posteriormente, o pedido de desistência é direcionado à ministra Ellen Gracie, para homologação.

Segundo o advogado Sérgio Luiz Guimarães Farias, que também participa dessa triagem dos processos, o trabalho é desenvolvido, ainda, junto aos tribunais superiores e aos Tribunais Regionais Federais (TRFs).

EC/EH


Grupo de advogados da Caixa pede desistência de processos no STF
(cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.